TRANS-lighthouses – Projeto-Piloto Recreio é Natureza

A “TRANS-lighthouses” é uma rede de faróis de Soluções baseadas na Natureza (SbN) para comunidades inclusivas, promovida pelo Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, com diversos parceiros internacionais. O projeto, financiado pela União Europeia com quase 6 milhões de euros (2023-2026), visa avaliar e aprimorar o impacto das SbN em contextos diversos, especialmente em comunidades vulneráveis. Propõe novos modelos de governação, cocriação e tecnologias para maximizar benefícios sociais, ecológicos e económicos, promovendo soluções justas e sustentáveis. A iniciativa abrange “faróis” em áreas urbanas, rurais, costeiras e florestais, que representam redes de governação local e instrumentos de cocriação, testando novas abordagens em projetos de pequena escala. O consórcio inclui 19 parceiros de 10 países europeus e 9 parceiros associados de 7 países das Américas, África e Ásia, promovendo uma cooperação internacional para mudança sistémica nas SbN.

O projeto-piloto do Município de Barcelos intitula-se “Recreio é Natureza”, com um orçamento de cerca de 300 mil euros, e será implementado em três escolas, em diferentes freguesias do concelho de Barcelos, a partir deste ano letivo que agora inicia. A Escola Básica António Fogaça, um Centro Escolar que abrange o Pré-Escolar e o 1.º Ciclo; a Escola Básica 2,3 Abel Varzim, com alunos do 2.º e 3.º Ciclo; e a Escola Básica e Secundária de Vila Cova, com alunos desde o 1.º ao 12.º ano.

O projeto-piloto “Recreio é Natureza” tem como objetivos:

▪ Cocriar espaços de recreio através de Soluções baseadas na Natureza (SbN), envolvendo quem os utiliza (alunos, professores e assistentes operacionais) e um processo participativo para seleção de proposta a partir das ideias dos alunos;

▪ Promover a interação e integração intergeracional como instrumento de preservação e valorização do património ecológico e cultural dos recreios escolares;

▪ Apropriação dos sistemas naturais para a recreação humana;

▪ Incentivar a liderança entre os jovens e a comunidade educativa;

▪ Aumentar a resiliência ambiental das comunidades locais na adaptação às alterações climáticas;

▪ Proporcionar lazer criativo entre os alunos, a capacidade de brincar livremente e em contacto com a natureza, a autonomia nas relações recreativas com recreios sustentáveis;

▪ Diversificar as fontes de brincadeira e recreação entre a comunidade juvenil;

▪ Transmitir conhecimentos ancestrais sobre o brincar livre e a liderança juvenil.

A participação de Barcelos neste consórcio envolve, ainda, um projeto como Estudo de Caso, que será o “Arboreto”, um jardim botânico que faz parte dos espaços verdes da Escola Secundária de Barcelos desde 1986, com o intuito de expandir “Boas-Práticas” e inspirar replicabilidade.

Na primeira fase de aproximação às temáticas a desenvolver, foram desenvolvidos um conjunto de workshops, em parceria com o CES. Estas ações de sensibilização ocorreram nas três escolas-piloto e em cada escola foram realizados três workshops. O primeiro com o tema Soluções baseadas na Natureza e Alterações Climáticas, o segundo sobre Métodos Participativos e Orçamento Participativo, e o último abordou a temática do Brincar, Risco e Natureza. As inscrições foram abertas a professores, assistentes técnicos e operacionais e tiveram uma adesão, em média por escola, de 50 participantes. Estas ações de sensibilização, para além de trazerem mais conhecimento sobre os diferentes temas presentes no projeto-piloto, proporcionaram um maior envolvimento de alguns dos atores pertencentes ao ecossistema educativo e visavam preparar as estratégias a implementar no ano letivo 2024-2025.

Entre maio e julho de 2024, ocorreu uma formação online que visava a conceção de um processo de comunicação comunitário baseado em jovens protagonistas, destinado a capacitar os jovens na educomunicação e na produção de conteúdos para o website destinado à comunicação comunitária para os projetos-piloto. Posteriormente, teve lugar uma formação presencial, em julho de 2024, em Trento, Itália, onde estiveram presentes alguns alunos e professores das escolas-piloto. Os alunos podem, agora, contribuir com conteúdos sobre o projeto-piloto da sua escola para o website criado com essa finalidade: https://translighthousescommunity.eu/

Ainda neste ano letivo, ocorrerá uma oficina de formação com o desígnio de habilitar os professores com as aptidões e conhecimentos necessários para dar início à implementação do projeto com os alunos da escolas-piloto.

A informação online sobre o TRANS-lighthouses poderá ser consultada nos seguintes links:

https://ces.uc.pt/en/investigacao/projetos-de-investigacao/projetos-financiados/trans-lighthouses
https://trans-lighthouses.eu/
https://cordis.europa.eu/project/id/101084628

Escola Secundária de Barcelos – “Arboreto”
Formação em Trento ( Itália)
Centro Escolar António Fogaça
EB2 3 Abel Varzim
Escola Básica e Secundária de Vila Cova

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