Mercados e Feiras

 

Feira semanal – Quinta-feira

Nenhuma visita ao norte de Portugal ficará completa sem a passagem por uma feira e a Feira de Barcelos é, seguramente, a feira das feiras de Portugal.

A feira de Barcelos tal como a conhecemos hoje é o resultado de um processo evolutivo sofrido ao longo de vários séculos, apesar das suas origens incertas, crê-se que se realizasse já no século XIII, numa altura em que os cereais se avaliavam pela “medida de Barcelos”. Certo é, que no ano de 1412, foi concedida por D. João I, a pedido do Conde de Barcelos D. Afonso, uma carta para a realização de uma feira de ano no Campo do Salvador, atual campo da feira. No século XVI, motivada pelo miraculoso aparecimento de uma Cruz, origem da lenda do Senhor de Cruz, assiste-se a uma expansão da vila para o exterior das muralhas e a uma evolução da feira de Barcelos. O seu estabelecimento nas mediações do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz com cariz semanal, à quinta-feira, deverá remontar a finais do século XVII / século XVIII. Até meados do século XX, a feira de Barcelos foi o palco de excelência para a sustentabilidade, afirmação e promoção das louças de Barcelos e mais tarde dos barristas, transformando-se num evento de notoriedade europeia e mundial, em virtude do seu interesse turístico, etnográfico e cultural.

Atualmente, trata-se de uma feira tradicional, marcadamente rural que privilegia a venda de produtos agrícolas locais e está ligada à venda de produtos artesanais, artes e ofícios populares como as louças de Barcelos, galos, trabalhos em madeira, linhos e bordados, olaria, tecelagem, talha de madeira e forja de ferro, entre outros. Se visitar a Feira de Barcelos não hesite em fazer parte do movimento e da cor e teste a sua arte de negociar e regatear! Aos primeiros raios de sol e antes que o galo comece a cantar… reserve o dia para participar e viver um evento semanal que une a cidade!

Por isso, se estiver em Barcelos a uma quinta-feira não deixe de visitar a Feira, facilmente sentirá o burburinho e uma cidade a pulsar de vida com gentes locais, visitantes e feirantes a fluir ao Campo da República (conhecido como o Campo da Feira).

 

 

Tipo de feira

Localidade

Data

Feira Tradicional (semanal)

Barcelos

Quinta-feira

Feira Tradicional (semanal)

Viatodos

Sábado

Feira Tradicional (semanal)

Barqueiros

Sábado

Feira de Produtos Biológicos (quinzenal)

Barcelos

1º e 3º sábado de manhã

Feira de Velharias (mensal)

Barcelos

4º /5º domingo de cada mês

Feira do Fumeiro (anual)

Barcelos

Próximo ao carnaval

Feira do Livro (anual)

Barcelos

Início do verão

Feira do Melão Casca de Carvalho (anual)

Barcelos

Verão (época do fruto)

Expobarcelos (anual)

Barcelos

Outubro

Feira Anual

Aldreu

1 de novembro

Tamanho da Fonte