Apresentação
O Projeto “EducaCÃO” resulta do impacto alcançado com o desenvolvimento do programa terapêutico de cinoterapia e dos projetos de renaturalização dos recreios que pretende criar ambientes mais naturais e de ligação com a Natureza, em contexto escolar. Efetivamente, a ciência tem demonstrado que a convivência com animais (cães e gatos) contribui para o bem-estar emocional, social e cognitivo das pessoas.
A introdução de animais nas escolas do 1.º ciclo visa promover o bem-estar emocional, social e cognitivo dos alunos e, simultaneamente, promover uma maior consciência do respeito pelos animais e uma maior sensibilização para a adoção de animais.
Esta iniciativa é promovida pela Câmara Municipal de Barcelos, em articulação com os Pelouros da Educação e Saúde Pública, e conta com a parceria da Unidade Local de Saúde de Barcelos-Esposende (ULS BE) e o Serviço de Saúde Escolar.
Objetivos
Com o projeto-piloto, pretende-se aferir o impacto da presença do animal, considerando os seguintes indicadores:
a) Bem-estar dos Alunos: reduzir a ansiedade, melhorar a autoestima e fomentar competências sociais;
b) Desempenho Académico: potenciar a concentração, motivação e capacidades de leitura;
c) Inclusão e Sensibilização: promover a inclusão de alunos com necessidades educativas especiais;
d) Sensibilizar para o respeito pelos animais;
e) Bem-estar Animal: garantir o cuidado e acompanhamento adequado dos animais promovendo um ambiente saudável e seguro;
f) Promoção de Adoção: fomentar a adoção de cães e gatos por parte das famílias dos alunos.
Destinatários
Numa primeira fase, o projeto destina-se a alunos do 1º ciclo, uma vez que combina um ambiente familiar com a maturidade suficiente das crianças para beneficiar da presença de animais.
Numa segunda fase, está previsto incluir as crianças dos Jardins de Infância, com as devidas adaptações, e alunos do 2.º e 3.º ciclos, reforçando o impacto no que concerne ao suporte emocional e programas de saúde e bem-estar.
Ações
. Seleção e acompanhamento dos animais;
. Capacitação e treino;
. Atividades com alunos;
. Comunicação e envolvimento da comunidade;
. Criação do espaço animal.