Saltar para o conteúdo
EnglishFrenchGermanPortugueseSpanish

Bento de Núrsia

Bento nasceu em 480 numa família nobre, em Núrsia (Itália) e faleceu em 547. Monge e figura incontornável dos primórdios da vida monástica. Ainda jovem, Bento foi estudar para Roma, mas, desiludido com a vida decadente da sociedade, abandonou os estudos para se tornar eremita nas grutas do Monte Subiaco. Nessa solidão radical, de cerca de três anos, amadureceu a sua vocação de monge contemplativo e, depois de algumas experiências nos cenóbios das cercanias, fundou, pelo ano 529, em Montecassino, aquele que viria a ser considerado o primeiro
mosteiro beneditino, no qual imprimiu à Regra uma marca, que a tradição cristalizou na forma “Ora et labora”.

São vários os mosteiros e capelas com referências beneditinas, em Portugal. Os primeiros foram, São Pedro de Rates (1110), Santa Ana de Vimeiro (1127) e Santa Justa de Coimbra (anterior a 1109), por influência de Bispos beneditinos vindos de França.

São Bento é venerado desde 1615 em São Bento da Porta Aberta, com festividades em 21 de Março – A Morte de São Bento, em 11 de Julho – São Bento, Pai e Padroeiro da Europa e de 10 a 15 de Agosto – A grande Romaria de São Bento.

2019 - Todos os Direitos Reservados - Município de Barcelos | Política de Privacidade | Desenvolvido por DMT

Tamanho da Fonte