O Dialoga-Te é uma iniciativa inovadora que visa promover a inteligência emocional e o bem-estar na comunidade escolar, com uma abordagem interdisciplinar, integrado na Rede de Inovação, Sucesso Educativo e Equidade (RISEe). O programa visa fortalecer a autoconsciência, a autorregulação e as competências sociais dos alunos, com o objetivo de ajudar a fomentar um ambiente escolar mais equilibrado e positivo, envolvendo todos os intervenientes do contexto educativo.
A sua estrutura assenta em três eixos de ação e baseia-se no princípio de que a promoção eficaz da inteligência emocional necessita não apenas do envolvimento dos alunos, mas também da participação ativa de todos os agentes educativos que exercem influência direta no seu desenvolvimento – docentes, não docentes e encarregados de educação.
Esta estratégia holística revela-se crucial para a potenciação de um ambiente educativo equilibrado e positivo, onde todos os intervenientes do ecossistema escolar colaboram de forma sinérgica para fomentar o crescimento emocional dos jovens.
Objetivos:
- Desenvolver a autoconsciência, autorregulação e as competências emocionais e sociais de todos os agentes educativos (alunos, docentes, não docentes e encarregados de educação);
- Capacitar os participantes para reconhecer, compreender e gerir as próprias emoções e as dos outros, favorecendo relações interpessoais saudáveis;
- Envolver docentes, não docentes e encarregados de educação no desenvolvimento emocional dos alunos, garantindo uma abordagem colaborativa e sustentável;
- Articular conhecimentos e práticas de diferentes áreas, promovendo um desenvolvimento holístico das competências emocionais e sociais.
Destinatários:
- Alunos do 4.º, 5.º e 6.º anos de escolaridade;
- Docentes e não docentes;
- Encarregados de educação.
Eixos
(ver informação completa AQUI)
Assim, organizado em três eixos de ação, o programa é estruturado para garantir uma intervenção abrangente e ajustada às necessidades da comunidade escolar.
Eixo 1 – Inteligência emocional para alunos
Este eixo foca o desenvolvimento das competências emocionais dos alunos, promovendo o crescimento integral e saudável.
O primeiro segmento – Literacia Emocional (para alunos do 4.º ano) – concentra-se no trabalho das emoções básicas, ajudando os alunos a reconhecer sentimentos e a desenvolver estratégias de regulação emocional. Inscrições AQUI
O segundo segmento – “O que se passa no 5.º andar?” (destinado a alunos do 5.º e 6.º ano) – oferece oficinas interativas para ampliar e consolidar as competências emocionais, estimulando a autogestão e a resiliência. Inscrições AQUI
Eixo 2 – Workshops para docentes e não docentes
A capacitação dos profissionais de educação é essencial para garantir que as práticas de gestão emocional sejam integradas no dia a dia escolar. Este eixo oferece workshops para docentes e não docentes, proporcionando ferramentas para a gestão das emoções, a comunicação eficaz e a criação de ambientes educativos mais saudáveis e empáticos.
Inscrições via e-mail: risee@cm-barcelos.pt
Eixo 3 – Workshops para encarregados de educação
Reconhecendo o papel crucial que os pais e encarregados de educação desempenham no desenvolvimento emocional dos alunos, este eixo oferece workshops e sessões formativas. Os workshops abordam estratégias para apoiar os filhos na gestão das suas emoções, promovendo um ambiente familiar equilibrado que complementa o trabalho desenvolvido na escola. Inscrições via e-mail: risee@cm-barcelos.pt
Lista de Ficheiros
Ficheiro |
Descrição |
Data |
Tamanho |
Dialoga-TE
|
|
18 de Agosto, 2025 11:32 |
572 KB |