O ciclo da reciclagem
Depois de utilizadas, as embalagens transformam-se em resíduos. Através da reciclagem podemos prolongar o seu ciclo de vida tornando-as objetos valiosos mesmo depois de usadas.
Depois de recicladas, as embalagens usadas dão origem a materiais de qualidade – novos objetos ou novas embalagens, num ciclo interminável.
Os metais, aço e alumínio reciclados dão origem a peças de uso comum como os bicos do fogão e do esquentador que tem em casa. Dentro do seu automóvel estão provavelmente muitas peças que foram produzidas graças às latas de conserva que colocou no ecoponto há uns meses.
O papel reciclado é incorporado numa infinidade de novos objetos, nomeadamente, na produção de papel de jornal, caixas de cartão canelado, papel higiénico, rolo de cozinha e embalagens de cartão. O papel reciclado não dá origem apenas àquele tipo de objetos de aspeto rústico que vemos à venda nas papelarias, como álbuns de fotografias, cadernos ou blocos de notas.
O caso do plástico chega a ser surpreendente tamanha é a diversidade de objetos que são produzidos a partir da sua reciclagem.
Já a madeira reciclada dá origem a aglomerado, material utilizado em grande parte do mobiliário que temos em casa. Sem a sua contribuição todo este ciclo é quebrado.
Por isso não se esqueça: separe sempre as embalagens usadas.