O Instituto da Segurança Social (ISS) apoia um conjunto de respostas integradas de cuidados de saúde e de apoio social dirigidas a pessoas com doença mental grave de que resulte incapacidade psicossocial, e que se encontrem em situação de dependência física, psíquica ou social, transitória ou permanente. Os programas disponíveis para estas pessoas são:
- Fórum socio-ocupacional;
- Unidade de vida autónoma;
- Unidade de vida apoiada;
- Unidade de vida protegida;
Ao nível da doença mental, o concelho de Barcelos oferece respostas específicas e especializadas, através de quatro instituições do concelho:
- Associação RECOVERY, IPSS – http://recovery.pt/
- A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental na Infância e Adolescência (Residência de Treino de Autonomia – Subtipo A) – Regime de Internamento;
- A Unidade de Cuidados Continuados Integrados de Saúde Mental na Infância e Adolescência (Unidade Sócio Ocupacional) – Regime de Ambulatório;
- Unidade Paul Adam Mackay – Unidade Sócio Ocupacional – Adultos;
- Grupo de Ação Social Cristã (GASC) – https://www.cm-barcelos.pt/viver/coesao-social-saude-publica/banco-local-voluntariado/entidades-promotoras/gasc-grupo-de-acao-social-crista/
- Projeto Sorrir – Intervenção nas dependências
- Médicos do Mundo – https://www.medicosdomundo.pt/projecto/imigrantes/ser-saude-em-equipa-de-rua
- Projeto SER – Saúde em Equipa de Rua
Desenhado para apoiar pessoas vulneráveis, no concelho de Barcelos, que manifestam níveis de exclusão económica, social e familiar relevantes e que apresentam comportamentos de risco danosos para a sua saúde e para a saúde da comunidade em geral.
Este projeto apoia utilizadores de substâncias psicoativas, trabalhadores sexuais, pessoas em situação de sem-abrigo e migrantes, tendo como principal objetivo a redução de riscos e minimização de danos associados ao consumo de substâncias psicoativas e trabalho sexual.
- Projeto SER – Saúde em Equipa de Rua
- Instituto S. João de Deus
- Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos – https://isjd.pt/cssjd-barcelos/
- Unidade S. João de Deus (internamento curta duração) – internamento de pessoas com patologia psiquiátrica em fase aguda;
- Unidade S. José (Internamento média e longa duração)
- Internamento de pessoas com patologia psiquiátrica clinicamente estáveis, que não possuem suporte familiar e/ou retaguarda social.
- Unidade S. Rafael/S. João Grande (Internamento média e longa duração)
- Destina-se ao tratamento de pessoas com deficiência mental moderada, média e profunda, e de pessoas com distúrbios da personalidade ou alteração do comportamento;
- Unidade S. Ricardo Pampuri (Internamento média e longa duração)
- Destina-se à prestação de cuidados de saúde a pessoas com doença mental com dependência física e deterioração cognitiva moderada ou elevada.
- Unidade de Psicogeriatria e Demências IR. Elias Almeida
- Destina-se a pessoas com diagnóstico de Demência que necessitem de tratamento especializado em contexto de internamento e/ou pessoas com doença mental crónica com idade superior ou igual a 65 anos e com deterioração cognitiva;
- Apoio ao Domicílio – Projeto CuiDando – Unidade Móvel de Apoio Domiciliário Integrado em Saúde Mental;
- Casa de Saúde S. José, em Areias de Vilar – https://isjd.pt/cssj-vilar/
- Unidade de S. João de Deus (Internamento de média e longa duração)
- Destina-se a pessoas com doença mental com idade inferior a sessenta e cinco anos e que se encontram em regime de internamento prolongado.
- Unidade de S. João Grande (Internamento de média e longa duração)
- Destinada a pessoas com deficiência mental incapacitante e a pessoas com doença mental com distúrbios da personalidade ou alterações do comportamento.
- Unidade S. Bento Meni (Internamento de média e longa duração) Destinada à prestação de cuidados de saúde a pessoas com doença/deficiência mental com dependência física e deterioração cognitiva elevada.
- Unidade de S. João de Deus (Internamento de média e longa duração)
- Casa de Saúde de S. João de Deus, em Barcelos – https://isjd.pt/cssjd-barcelos/
Ambas as Casas de Saúde têm programas de Reabilitação Ocupacional, assim como programas de apoio à autonomia residencial.