Segundo a Organização Mundial de Saúde (2014), Saúde Mental é um estado de bem-estar, no qual a pessoa realiza o seu próprio potencial, consegue lidar com os desafios normais da vida, consegue trabalhar de forma produtiva e frutífera e é capaz de contribuir para a sua comunidade. A saúde mental é parte integral da saúde, é mais do que a ausência de doença, e está intimamente ligada com a saúde física e com o comportamento.
O Serviço Nacional de Saúde (SNS) considera que as perturbações mentais mais comuns (perturbação depressão e perturbação de ansiedade), em Portugal, são uma das principais causas de incapacidade para a atividade produtiva, expressa, por exemplo, pelo elevado número de baixas e de reformas para a atividade profissional.
Capacitado da emergência social e de saúde que este problema representa, o Município de Barcelos desde há décadas que tem vindo a apoiar iniciativas de promoção da saúde mental e tem gerado sinergias com os/as parceiros/as da Rede Social que intervêm nesta área, designadamente a Associação RECOVERY, IPSS, o Grupo de Ação Social Cristã e o Instituto S. João de Deus, através da Casa de Saúde S. João de Deus e da Casa de Saúde S. José.