A UPO PB LPCC – Unidade de Psico-Oncologia do Pólo de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro é uma associação cultural e de serviço social, privada e declarada de utilidade pública, que promove a prevenção primária e secundária do cancro, o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e a formação e investigação em oncologia sem fins lucrativos. Esta instituição foi inaugurada, em Barcelos, no dia 27 de Outubro de 2011 e iniciou a sua atividade com a formação de uma equipa multidisciplinar.
Missão
As suas ações permitem divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a saúde, nomeadamente quanto à sua prevenção, bem como contribuir para a resolução da situação dos doentes oncológicos em todas as fases da história natural da doença. Estabelecer e manter relações com instituições congéneres, nacionais e estrangeiras, também é uma das finalidades da Liga Portuguesa Contra o Cancro. A cooperação com as instituições envolvidas na área da oncologia tem sido igualmente importante para estimular e apoiar a formação e a investigação em oncologia.
No entanto, as suas áreas de intervenção não se esgotam aqui, pois ainda contribui para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico e desenvolve, isoladamente ou em colaboração com outras entidades, estruturas para a prevenção primária, diagnóstico, tratamento e reabilitação em cancro.
Faz também parte da missão da Unidade de Barcelos da Liga Portuguesa Contra o Cancro, o envolvimento com outras entidades privadas e/ou públicas que apoiem o trabalho de divulgação e sensibilização da população geral e apoio ao doente oncológico e suas famílias Barcelenses.
E, por último, apoiar doentes oncológicos e os seus familiares a vários níveis e de forma completamente gratuita, bem como desenvolver atividades e ações de prevenção e sensibilização para o cancro dirigidas à comunidade em geral.
Objectivos
1. Acompanhamento psicológico de doentes oncológicos, seus familiares e amigos;
2. Disponibilização de Serviço Social e encaminhamento devido;
3. Aconselhamento nutricional a doentes oncológicos;
4. Venda de suplementos vitamínicos;
5. Organização e realização de atividades e ações de prevenção e sensibilização relativamente ao cancro dirigidas a toda a comunidade, nomeadamente, palestras e rastreios.
6. Serviço de Enfermagem