O programa de Projetos Sociais, na sua vertente de Barcelos a Sorrir Prótese e Tratamento, Saúde Ocular e Auditiva e Promoção Imagem, destina-se aos munícipes residentes no concelho de Barcelos que, com menores recursos económicos, necessitem de cuidados de saúde oral, visual e auditiva, bem como de melhorar o seu aspeto físico para aumentar a sua autoestima, e alcançarem a integração socioprofissional.
Barcelos a Sorrir
Projeto que visa promover a igualdade de oportunidades na área da saúde oral disponibilizando gratuitamente próteses dentárias e tratamentos dentários.
Entidades parceiras
- Clinica Dentária Dr. João Pimenta
- Clínica Dentária Walter
- Clínica Dentária Matriz
- Clínica Dentária AngelSmile
- Clínica Médico-Dentária de Manhente
- Clínica Médica Isabel Carvalho
- Clínica Dentária Bmedical
- Clínica Dentária Smile Up
- Clínica Médica Dentária Srª da Abadia
- Clínica da Fervença Ldª
- Centro de Saúde Oral Bom Sucesso
Promoção de Imagem
Projeto de apoio à integração sócio profissional e melhoria da auto-estima. Disponibiliza, gratuitamente, coloração, corte, brushing e manicure (senhoras) e corte de cabelo e barba (senhores).
Entidades parceiras
- Cabeleireiro Salão Ideal
- Rosa Araújo Cabeleireiros
Promoção de Saúde Ocular e Auditiva
Projeto de inclusão e igualdade de oportunidades. Apoia na área de prevenção, consulta, prescrição e aplicação gratuita de óculos e próteses auditivas, a crianças até aos 12 anos.
Entidades parceiras
Programa abem - Rede Solidária do Medicamento
O Município de Barcelos associou-se à Associação Dignitude e ao Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, através da assinatura de um Acordo de Colaboração.
A Associação Dignitude tem como missão o desenvolvimento de programas solidários com impacto social, que promovem a qualidade de vida e o bem-estar dos/as portugueses/as.
É, pois, neste contexto que surge o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, cujo objetivo é garantir o acesso a medicamentos prescritos por receita médica e comparticipados pelo Sistema Nacional de Saúde, em ambulatório, por parte de qualquer cidadão/ã que, em Portugal, se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos que precisa.
A implementação deste Programa no concelho de Barcelos enquadra-se na política social que o Município de Barcelos tem vindo a desenvolver, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida dos/as cidadãos/ãs, garantindo o acesso a toda a medicação sujeita a receita médica e comparticipada pelo Estado.
Esta Rede Solidária do Medicamento tem por destinatários/as todos os elementos que constituem o Agregado Familiar, desde que o Agregado Familiar cumpra as Condições de Recurso.
São Condições de Recurso do Agregado Familiar para atribuição da comparticipação solidária do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento ao abrigo do Protocolo: todos os Agregados Familiares cuja capitação seja inferior a 50% do Indexante dos Apoios Sociais (IAS).
Os (as) beneficiários (as) receberão um cartão que lhes permitirá adquirir os medicamentos com o mesmo CNPEM (Código Nacional para a Prescrição Eletrónica de Medicamentos), sem custos, nas farmácias aderentes, desde que optem pelo medicamento com PVP (Preço de Venda ao Público) igual ou inferior ao 5.º preço mais baixo (PVP5).