A menos de quinze dias para o início da Festa das Cruzes está tudo pronto para o arranque oficial das festividades. O programa, desenhado a pensar na maioria do gosto dos barcelenses, privilegia a religiosidade, honra a tradição, promove o turismo, incentiva a economia e exalta a animação e o convívio.
A Festa das Cruzes une tradição e animação, casa o religioso com o profano, e arrasta verdadeiras multidões a Barcelos.
Aquando da apresentação do programa da festividade, o presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, mostrou-se convicto de que “vamos viver uma grande jornada, repleta de iniciativas pensadas para agradar ao mais diversificado conjunto de pessoas, abarcando a fé religiosa, as manifestações culturais, os programas de animação, o convívio, os fogos pirotécnicos, os concertos, o folclore, o artesanato e a arte popular”. Mário Constantino Lopes fez ainda questão de sublinhar o facto de esta ser a 1.ª Festa das Cruzes, após ter sido materializada a sua inscrição no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial, considerando que essa “distinção é muito relevante para a Cidade e para o nosso Concelho, pois destaca a importância de que se reveste a nossa maior Festa, enquanto reflexo da nossa identidade e da sua profundidade histórica e relação com a comunidade”.
Mini Cruzes – este ano há espetáculos dedicados às crianças
Uma das grandes novidades das festividades deste ano é a introdução no programa das designadas Mini Cruzes que vão proporcionar às crianças e ao público mais juvenil dois momentos muito especiais no palco Barcelos: no dia 1 de maio, um espetáculo de Magia, e no dia 4, um concerto com a Nina Toc Toc.
Arraiais com fogos de artifício e concertos prometem enchentes e noites memoráveis
Os Concertos dos The Gift, Fernando Daniel, Nininho Vaz Maia e Calema e as cinco sessões de fogo de artifício previstas para as noites da Festa das Cruzes prometem uma enorme afluência de público à cidade de Barcelos, concretamente à Frente Ribeirinha. No palco Barcelos, vão atuar Jorge Loureiro e os Sons do Minho. No que respeita às sessões de pirotecnia, estão previstos: Fogo de Romaria; Fogo Piromusical; Fogo de Santiago e dos 700 Anos da Ponte Medieval; Fogo de Artifício nas margens do Cávado com lumes vivos; e, no encerramento da Festa, Fogo Preso Tradicional de Romaria.
Mas a programação das Cruzes vai muito mais além das sessões pirotécnicas e dos concertos. O programa inclui Bandas no Coreto, Programa da RTP – Especial Batalha das Flores, Concerto de Bandas Filarmónicas, Barcelos no Caminho de Santiago com destaque para a Recriação Histórica “São Cristóvão, o Protetor dos Peregrinos”; Desfile Etnográfico pelos Grupos Folclóricos de Barcelos e concerto de encerramento na Avenida da Liberdade.
Missa Solene, Procissão da Invenção da Santa Cruz, Tapetes de Pétalas Naturais, Batalha das Flores
Numa simbiose entre a religião, a tradição, a etnografia e a animação, o cartaz da Festa das Cruzes mantém todos os números de programação que fazem desta festividade única e extraordinária. Desde logo, o cariz religioso fica bem vincado pela comunhão das 89 paróquias que compõem a Grandiosa Procissão da Invenção da Santa Cruz, no dia 3 de maio, feriado municipal. Mas antes, a 30 de abril, são inaugurados os Tapetes de Pétalas de Flores Naturais, outro ex-líbris das Cruzes e os Arcos de Romaria que vão ladear o Campo da Feira.
Muito participada e motivo de afluência de dezenas de milhares de visitantes, a Batalha das Flores realiza-se no feriado 1.º de Maio. Este ano, a Batalha das Flores será subordinada ao tema “Festa das Cruzes, Património Imaterial Português”, que, de resto, será também tema na Iluminação e nos Fogos.
Organização da Festa envolve Município, EMEC, Paróquia e Real Irmandade
Este ano, a Festa das Cruzes volta a ser organizada pelo Município barcelense, em colaboração com a EMEC, a Real Irmandade do Senhor Bom Jesus da Cruz e a Paróquia de Barcelos, e volta a ter um programa que promete arrastar multidões ao centro desta histórica cidade.