Além da programação religiosa e recreativa, o Município de Barcelos preparou um conjunto de exposições que estarão patentes a todos os que, por estes dias, visitem a cidade. Esta iniciativa será mais um motivo para desfrutar da Festa das Cruzes e ficar a conhecer a cultura e as tradições do concelho.
Começando pelo Museu de Olaria, inaugura amanhã, 16 de abril, às 17h30, a exposição temporária “Bichos, Diabos e outras figuras do Mundo Fantástico”, uma mostra do trabalho dos artesãos António Ramalho, Domingos Francisco, Irmãos Pinga e Mina Gallos, e que estará patente até 29 de março de 2026.
Além de evidenciar o Figurado de Barcelos, que contém significados culturais profundos, ligando o presente à tradição e ao imaginário coletivo português, esta exposição pretende mostrar que o tema “Bichos, Diabos e outras figuras do Mundo Fantástico” está bem presente na produção atual dos artistas de Barcelos.
No Espaço Cultura, são três as exposições que abrem ao público na próxima quinta-feira, 17 de abril, às 21h30 – “Condição Humana” – Exposição de pintura de Maria Laurinda Brito; “Paisagens – o olhar de Adriano Falcão” e “O Caminho e a Ponte” – pela Fundação dos Amigos do Caminho Português de Santiago.
Maria Laurinda Brito, na exposição “Condição Humana”, apresenta-nos 32 obras de pintura e desenho, baseadas em diferentes temáticas. A grande maioria das obras apresentadas versa sob a “condição humana”, abordando temas que vão desde política, religião, guerra, condição da mulher, miséria, bem como um lado mais dramático da existência humana. A natureza, na sua exuberância e o “fantástico” a ela associado, é, igualmente, o tema de algumas das obras apresentadas. Ainda há lugar para locais emblemáticos de Barcelos, que invocam memórias da infância da autora.
Ainda no Espaço Cultura tem a oportunidade de observar “Paisagens – o olhar de Adriano Falcão”, composta por obras fortemente inspiradas nas paisagens de Barcelos e na natureza. Estas exposições vão estar patentes até 20 de junho.
“O Caminho e a Ponte” – pela Fundação dos Amigos do Caminho Português de Santiago é o tema da terceira exposição, patente até 30 de maio. A mostra de fotografia tem como tema o Caminho de Santiago.
A Galeria Municipal de Arte inaugura, no dia 26 de abril e fica patente até 29 de junho, a “A Intemporalidade da Essência e da Forma” de Francisco Simões. A exposição de pintura, escultura e desenho retrata essencialmente o corpo humano, sobretudo o feminino. Reconhecido, aclamado e premiado, Francisco Simões brinda-nos agora em Barcelos com a excelência dos frutos da sua intensa veia artística, da qual emana a sua capacidade de emocionar o espectador das suas obras.
No Posto de Turismo e na Torre Medieval, pode ver “A arte de entrelaçar o vime”, por Júlia Martins & Sérgio Pereira, e “Minho, minh’Alma”, por Cristiana Sá, mostras patentes até 18 de maio. Na Sala Gótica dos Paços do Concelho, a exposição “Da Páscoa às Cruzes” fica aberta ao público até 1 de junho.
Na Sala da Capela do Museu de Olaria – “Uma coleção dos Diabos”, do colecionador José Santos Silva, pode ser vista até ao dia 4 de maio. Finalmente, na Biblioteca Municipal de Barcelos, inaugura, no dia 23 de abril, a exposição: “Festa das Cruzes: Património Cultural Imaterial. Das origens à modernidade”, uma compilação de textos e imagens pelos vários anos da Festa das Cruzes.
O conjunto destas iniciativas inclui também a exposição “11 de 11”, mostra coletiva de fotografia de 11 alunos do Curso Técnico/a de Fotografia da ETG, no Theatro Gil Vicente, que abre ao público, no dia 16 de abril, às 16h00.
Nota: Pode ver mais informação em agenda.barcelos.pt.