No início da semana, arrancaram os trabalhos da empreitada de “Requalificação da Avenida da Igreja e Área Envolvente”, na freguesia de Roriz, uma intervenção que exige um investimento de 312 mil euros e cujo prazo de execução dos trabalhos é de 180 dias.
Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, “esta obra dá resposta aos anseios da população e vai melhorar significativamente o centro da freguesia”.
No decorrer dos trabalhos, irão existir alguns constrangimentos de trânsito, pelo que o Município pede a melhor compreensão para eventuais transtornos na circulação.
Esta intervenção tem como objetivo a requalificação urbana da Rua Padre Félix Ribeiro, desde o entroncamento com a EN306, até ao entroncamento com a Rua Manuel Vintena.
Segundo a memória descritiva do projeto, a beneficiação das vias prevê a pavimentação de todo o espaço, uniformizando-o e afirmando-o em contexto urbano. Na Rua Padre Félix Ribeiro e na rua envolvente à igreja, pretende-se harmonizar a circulação automóvel com o peão, criando-se sinergias positivas de funcionamento.
A nível da circulação automóvel, serão implementadas medidas de acalmia de tráfego, uma vez que se trata de uma zona urbana e de serviços.
Relativamente à circulação pedonal, o projeto teve em conta as medidas legisladas recentemente, no que respeita a acessibilidades e mobilidade, possibilitando ao transeunte uma movimentação segura, saudável e até mesmo agradável. Os trabalhos preveem o rebaixamento de todas as passagens pedonais, que serão pavimentadas com um material contrastante com o restante passeio.
A beneficiação da via rodoviária foi desenvolvida e projetada de modo a adaptar-se da melhor maneira à via já existente, bem como ao terreno a ser implantada, de modo a procurar causar o mínimo de impacto possível.