Antecedendo o arranque do novo ano escolar, o Município de Barcelos promoveu hoje o seminário “Educamos Juntos”, que reuniu no auditório dos Paços do Concelho cerca de 250 participantes, entre docentes, técnicos especializados e direções de Agrupamentos de Escolas. O encontro visou promover reflexões sobre a importância da educação como direito fundamental e essencial para o desenvolvimento social, cultural e económico da sociedade.
No decorrer deste seminário, foi também apresentada e entregue a cada um dos presentes a “Revista Educação – Boas Práticas”, na qual constam diversos projetos educativos realizados pelas escolas dos Agrupamentos Escolares.
Na abertura da sessão, o presidente da Câmara Municipal, Mário Constantino Lopes, sublinhou a importância do tema do seminário, considerando que de facto “pais, encarregados de educação, professores, auxiliares, assistentes, todos educam juntos e todos somos importantes para criar as condições para desenvolvimento das nossas crianças”. Considerando que “qualquer concelho, qualquer país, qualquer sociedade só consegue evoluir, e só consegue desenvolver-se, se apostar de uma forma séria, consistente e prioritária na educação”, o autarca deu o exemplo da importância da educação na sociedade ao relembrar que foi a aposta na escolaridade obrigatória que fez com que Portugal deixasse de ter o flagelo do trabalho infantil, que ainda se verificava na década de 90 do século passado. Salientando o papel dos professores e da restante comunidade escolar no êxito das estratégias educacionais, Mário Constantino Lopes enalteceu o trabalho que os docentes fazem nas escolas, “trabalho de motivação, de insistência, e de perseverança tão fundamental para formar, educar, dar competências às nossas crianças, aos nossos jovens, para que assim possam ficar mais capacitados para a construção do seu futuro”. No final, o presidente da Câmara deixou votos de um bom ano letivo, e fez um pedido: “olhem e cuidem das nossas crianças”.
O seminário realizado esta quarta-feira contou, num primeiro momento, com a participação do Diretor-Geral da DGEstE, João Gonçalves, e de Paulo Pires do Vale, Comissário do Plano Nacional da Artes, e depois com apresentação dos Programas para a Educação do Município de Barcelos; participaram também Ana Rita Fonseca da Associação 1,2,3 Macaquinho do Xinês e o Médico e Humorista Carlos Vidal. Entre estas duas ações, a vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, expôs, em traços gerais, os programas municipais que o Município promove junto das escolas concelhias, vincando que a Autarquia tentará, sempre que possível, “complementar ou dar condições para que os projetos educativos se concretizem com mais eficácia. Nessa lógica, entendemos que apoiar financeiramente os planos de atividades dos agrupamentos é um garante de equidade e inclusão em muitas situações. Da mesma forma, garantir o acesso a plataformas digitais, como a escola virtual, pode trazer vantagens para alunos e professores na exploração de novas formas de ensino e de aprendizagem”, sublinhou a vereadora, que encerrou a sessão com agradecimento a todos os participantes, frisando: “com o interesse e motivação demonstrado por todos neste seminário, fico com a esperança de que vamos conseguir fazer este caminho juntos. Um bom ano letivo para todos!”
“Revista Educação – Boas Práticas”
O Município de Barcelos aproveitou este seminário para apresentar a “Revista Educação – Boas Práticas”, tendo entregado a cada um dos 250 participantes um exemplar da mesma. Trata-se de uma publicação que concretiza o desafio que o pelouro da Educação lançou aos diretores dos agrupamentos, da escola não agrupada e das escolas privadas do concelho para selecionarem aquilo que de melhor foi feito na sua comunidade educativa no ano letivo 2022-2023 e, dessa forma, editar esta revista de boas-práticas, cujo objetivo é contribuir, partilhar (em rede) as melhores experiências e aplicações da Educação em Barcelos.
A revista integra artigos do presidente da Câmara, Mário Constantino Lopes, e da vereadora do pelouro da Educação, Mariana Carvalho, textos de opinião de Paulo Alexandre Ferreira Correia, Frederico Lopes, e Sandra Macedo, e explana em profundidade os projetos desenvolvidos pelos Agrupamentos Escolares de Barcelos, Fragoso, Gonçalo Nunes, Rosa Ramalho, Vale D’Este, Vila Cova, Vale do Tamel, Escola Secundária de Barcelinhos, Colégio la Salle e Conservatório de Música de Barcelos.
Ao longo das suas 115 páginas, são também apresentados os projetos municipais promovidos pela Câmara de Barcelos, nomeadamente, a Equitação com fins terapêuticos, a Natação adaptada, o programa de intervenção Canina, e o programa de dinamização das AECS – Atividades de Enriquecimento Curricular. Há ainda destaque para o projeto Emoções, programa de promoção de competências socioemocionais, pessoais e comportamentais, o projeto Casa.R, conversas animadas sobre assuntos relevantes e o projeto RISEe – Rede de Inovação, Sucesso Educativo e equidade que engloba o Hocus Pocus e o programa de promoção da literacia, os os apoios sociais municipais na área da Educação, sendo as últimas páginas destinadas à expressão da opinião de diversos testemunhos e atores, de técnicos municipais e outros atores que interagem com o Município na área da Educação.