O presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Mário Constantino Lopes, deu, hoje, posse à Comissão Executiva para as Comemorações dos 650 anos do Feito dos Alcaides de Faria, nos Paços do Concelho.
A referida Comissão é presidida pela vereadora do Pelouro da Cultura e Turismo, Elisa Braga, sendo ainda constituída pelo Professor Doutor José Viriato Capela, pelo Professor Doutor Carlos Brochado de Almeida e pelo Dr. Victor Pinho, personalidades ligadas há décadas à investigação da História e da Arqueologia em Barcelos.
No ato da tomada de posse, o presidente da Câmara desejou aos elementos da Comissão um bom trabalho, sublinhando que os seus nomes foram aprovados por unanimidade. Anunciou também que vai ser aberto procedimento administrativo para a recuperação da estrada que liga Milhazes ao Santuário da Franqueira para permitir melhor acesso às ruínas do Castelo de Faria.
A Comissão Executiva agora empossada será responsável pela organização e dinamização de um programa de comemorações a decorrer durante todo o ano de 2023, tendo como tema de fundo a importância de Barcelos na política, na economia e na cultura da região e do reino durante a Idade Média, e o Castelo de Faria como lugar de memória e enquanto monumento central da arqueologia portuguesa.
Recorde-se que o Feito dos Alcaides de Faria é dos acontecimentos da Idade Média mais celebrados pela historiografia portuguesa, relatado na Crónica de D. Fernando, de Fernão Lopes, e recuperada nas Lendas e Narrativas, de Alexandre Herculano: a morte do alcaide Nuno Gonçalves e a resistência de seu filho Gonçalo Nunes ao cerco castelhano ao Castelo de Faria, em fevereiro de 1373, é entendido como um exemplo de heroísmo, de abnegação e de conduta honrosa.