Já terminaram as obras de reabilitação do edifício dos Paços do Concelho.
Bem no centro do casco antigo da cidade de Barcelos emerge o edifício que alberga grande parte dos serviços municipais, uma construção marcante pela sua imponência e muito relevante importância histórica. Vizinho do lado da Igreja Matriz, o edifício observa o Pelourinho e mais abaixo as águas do Rio Cávado, correndo em direção à foz.
Não é conhecida a data precisa da construção dos Paços do Concelho, mas sabe-se que em 1489 já estava concluído. Entre as suas paredes já albergou o antigo hospital do Espírito Santo, que serviu de posto de assistência dos peregrinos a Santiago de Compostela, albergou também a antiga Capela de Santa Maria, ambos do século XIV.
A Torre e Casa da Câmara são do século XV e a Igreja da Misericórdia do século XVI.
Entretanto, mais recentemente, também albergou o Tribunal e o Posto da Guarda Nacional Republicana. Já nos nossos dias, na década de 2000, o edifício foi totalmente recuperado e ganhou novos espaços e valências. Passadas duas décadas, foi agora objeto de nova reabilitação, uma operação que tinha como objetivos reabilitar um dos edifícios mais importantes do centro histórico de Barcelos, promovendo ao mesmo tempo a eficiência energética do edifício no âmbito do PARU – Plano de Ação para a Regeneração Urbana, integrado no PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.
Esta empreitada contemplou, entre outros trabalhos, a criação de percursos para pessoas com mobilidade condicionada, a colocação de guardas de proteção e a melhoria das condições de segurança contra risco de incêndios. Abrangeu também a limpeza da cobertura, a substituição das caixilharias e janelas com colocação de vidro duplo e a recuperação das portadas em madeira maciça e pinturas.
A obra teve um custo de cerca de um milhão de euros, tendo sido cofinanciada em 480 mil euros pelos fundos comunitários do PEDU – Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano. Ao apoiar esta operação através do FEDER, os Fundos Europeus Estruturais de Investimento são um instrumento fundamental para a melhoria da qualidade do ambiente urbano de Barcelos, promovendo a qualidade de vida e ambiental, a revitalização económica e urbanística, incentivando ainda o investimento da iniciativa privada.
Esta ação de divulgação é financiada pelo POAT – Programa Operacional de Assistência Técnica.