As obras de requalificação da Estrada Municipal 505 que liga Barcelinhos à freguesia das Carvalhas vão arrancar de imediato, já estando neste momento a ser montado o estaleiro de apoio aos trabalhos a realizar. O auto de consignação da empreitada foi assinado ontem à tarde, e assim está oficialmente tudo pronto para o início dos trabalhos.
O presidente da Câmara de Barcelos, que convidou os autarcas das quatro freguesias servidas por aquela via – Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas – para testemunharem a entrega da obra à empresa construtora, mostrou-se satisfeito pelo início da empreitada: “estou feliz por ver concretizar-se mais uma obra do nosso programa eleitoral, e mais feliz vou ficar porque, quando estiverem concluídos os trabalhos, vai acabar o martírio de todos os que utilizam esta estrada e, finalmente, os habitantes das freguesias de Barcelinhos, Alvelos, Remelhe e Carvalhas vão ver atendidas as suas pretensões”.
Mário Constantino aproveitou a ocasião para “pedir desculpa” por só agora se iniciarem estas obras, mas houve que “esperar pelo visto do Tribunal de Contas”. O presidente pediu também compreensão e paciência pelos incómodos que os trabalhos irão causar, mas sublinhou que não há a possibilidade de fazer este tipo de intervenções sem alguns inconvenientes para os moradores e automobilistas.
Obra custa 2,3 milhões de euros
A empreitada vai ter um custo de 2 milhões e 330 mil euros, e os trabalhos vão ser executados pela empresa Martins e Filhos S. A. O projeto contempla a beneficiação de um troço de 5.826 km, entre a EM 306, em Barcelinhos, e a EM 360-1, na freguesia de Carvalhas. O pavimento, atualmente em calçada de granito e bastante sinuoso, será substituído por uma solução betuminosa.
A par da pavimentação, serão também feitos trabalhos relativos à drenagem de águas pluviais e construída uma conduta de distribuição de gás natural, incluindo travessias e ramais, em Barcelinhos, com a extensão de cerca de 700 metros.
O projeto irá manter os passeios e baias de estacionamento existentes, ao mesmo tempo que irá contemplar a criação de zonas de acesso a passagens para peões com mobilidade reduzida.
Para acalmar a velocidade dos automobilistas, será criada uma lomba, no início da empreitada, na aproximação ao cruzamento com a EM 306, em Barcelinhos.
Enquadramento urbanístico e social
O traçado desta via desenvolve-se em ambientes urbanos bastante diferenciados, atravessando, no seu início, um núcleo urbano, desenvolvendo-se posteriormente em território florestal até ao Km 2+400. Depois, até ao ao Km 3 percorre ambientes agrícolas, atravessando em seguida a área central da freguesia de Remelhe, até ao Km 4. Entre os Km 4.400 e o final da freguesia de Remelhe – Km 5.400, o ambiente envolvente volta à componente florestal/rural.
O traçado na parte final, na freguesia das Carvalhas, atravessa um núcleo urbano de pequena expressão.
A partir desta estrada, existem ligações às freguesias de Gamil, de Alvelos e de Pereira,
O mau estado desta via arrasta-se há décadas e tem gerado situações de protesto por parte das populações. Após anos de espera, o novo Executivo Municipal vai resolver a situação.