O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes marcou presença, hoje, nas Comemorações dos 17 anos da Escola Superior de Tecnologia (EST), do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.
Na mesa de honra da sessão solene das comemorações estiveram ainda presentes a presidente do IPCA, Maria José Fernandes, o diretor da EST, Vítor Carvalho, e ainda o presidente da Associação Académica do IPCA, João Pedro Pereira.
Na sua intervenção, o Presidente da Câmara manifestou uma grande satisfação por estar presente em mais uma iniciativa do IPCA reforçando “todo o apoio do Município para o que estiver ao seu alcance. O IPCA traz grandes ganhos quer para Barcelos, quer para a região e até para o país e, neste caso concreto a Escola Superior de Tecnologia é um grande Pólo de atratividade e o seu crescimento é de extrema importância para a afirmação do concelho e da região, ao nível nacional, pois tem vindo afirmar-se na área da investigação”.
Maria José Fernandes, Presidente do IPCA, agradeceu à Câmara de Barcelos “todo o apoio que tem vindo a dar na criação de melhores condições de acesso ao campus, no sentido de aproximar o Instituto Politécnico da cidade. A autarquia de Barcelos e o Presidente da Câmara têm sido determinantes para a instalação de projetos inovadores e para o desenvolvimento futuro do ensino superior na região”.
“A recente aquisição de mais de 3 hectares de terrenos contíguos ao Campus do IPCA situados na Quinta do Patarro, alagando a dimensão do campus para 10 hectares são bem o exemplo do reconhecimento do valor e da importância que o IPCA tem para Barcelos e para toda a região envolvente”.
A cerimónia do 17.º aniversário da Escola Superior de Tecnologia do IPCA incluiu uma mesa-redonda para discussão das políticas de incentivo ao desenvolvimento científico e interação com o tecido empresarial em Portugal, com a presidente da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), Helena Pereira, a presidente da Agência Nacional da Inovação, Joana Mendonça e o Diretor do Centro de Investigação em Inteligência Artificial Aplicada (2Ai), João Vilaça, a Assinatura protocolo com a Associação Portuguesa de Business Intelligence e com o Hospital de Barcelos e a Entrega dos prémios do 5th Symposium of Applied Research que distingue os estudantes do 2º ano dos cursos de mestrado em Engenharia Eletrónica e de Computadores, Engenharia Informática.