Um Galo de Barcelos gigante vai ficar instalado na Bélgica, a propósito da presidência portuguesa do Conselho da União Europeia.
A peça ficará exposta no Joint Research Centre – Geel (Centro Comum de Investigação da Comissão Europeia) e, posteriormente, na European School Mol, ambos na Bélgica, pelo período de três meses, entre finais deste mês e finais de junho.
O convite endereçado ao Município de Barcelos é sinal evidente do papel que o Galo de Barcelos tem assumido, ao longo dos anos, enquanto imagem de marca do território português no estrangeiro.
O empréstimo da peça integra, simultaneamente, a estratégia turística que tem vindo a ser seguida pela Câmara Municipal em reforçar o posicionamento da “Marca Barcelos” a nível nacional e internacional.
O Galo de Barcelos é o mais icónico símbolo de Portugal e tinha já estado em Bruxelas no último ano. O Primeiro-Ministro, António Costa, em junho de 2020, naquela que foi a primeira cimeira desde o início da pandemia, ofereceu aos líderes da União Europeia máscaras personalizadas e made in Portugal. Muitas delas tinham estampado o Galo de Barcelos.