A Câmara Municipal de Barcelos aprovou, na reunião ordinária de 6 de setembro, o memorando de entendimento com quatro cidades criativas da UNESCO de Portugal, com vista a inspirar e desenvolver em Portugal, através da promoção da criatividade aplicada às cidades e às suas estratégias de desenvolvimento territorial sustentável, fomentando a partilha e a cooperação entre elas, criando a Rede de Cidades Criativas da UNESCO.
Fazem parte deste memorando os Município de Amarante, Barcelos, Braga, Idanha-a-Nova e Óbidos, que passam a beneficiar do trabalho em rede entre as cidades criativas, participando na promoção das cidades criativas e da marca UNESCO Creative Cities, aceder à bolsa de oportunidades para criativos e cidades, desenvolver evento conjunto e conferência nacional bienal, potenciar parcerias com universidades e politécnicos, procurar fundos nacionais e internacionais para o desenvolvimento de projetos comuns, entre outros.
O memorando prevê a existência de uma estrutura de governança informal, contendo um conselho estratégico e um conselho geral, compostos por elementos dos cinco municípios.
Ainda na mesma reunião, o executivo aprovou a adesão do Município de Barcelos à Creative Tourism Network, uma rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, sem fins lucrativos, com sede em Barcelona. A adesão de Barcelos a esta organização permite beneficiar de uma chancela internacional, que resultará num valor acrescentado estratégico para a promoção turística municipal, fomentará o propósito de afirmar Barcelos como pólo europeu de turismo criativo e constituirá um importante ato de internacionalização do artesanato e turismo barcelenses.
Esta adesão permitirá ao Município a certificação do território como Creative Friendly Destination (marca registada); aconselhamento gratuito, promoção e desenvolvimento do turismo criativo do destino; avaliação permanente e acompanhamento dos projetos de turismo criativo; palestras e conferências dos representantes desta rede; promoção de feiras, congressos e conferências; parcerias estratégicas com operadores turísticos, organizações e empresas do setor turístico; integração do destino em newsletter internacional e promoção junto dos media em diferentes áreas turístico-culturais.
Ainda no âmbito da promoção das potencialidades do Município, o executivo aprovou um acordo de colaboração com a RECEVIN – Rede Europeia das Cidades do Vinho, uma organização que congrega 800 cidades e que nasceu da constatação de que nas regiões cuja base produtiva assenta essencialmente na produção de vinho de qualidade, este exerce uma função aglutinadora para o desenvolvimento das regiões, em complemento com outros setores e atividades.
O acordo visa desenvolver as premissas necessárias e adequadas a uma promoção comum, conjunta e em rede, dos vinhos nacionais e europeus, assim como dos produtos agroalimentares e turísticos que se encontrem associados a cada um dos respetivos territórios, como sejam a distinção Cidade do Vinho.
Outros acordos de colaboração
O executivo municipal aprovou, também, um acordo de colaboração com a “Sobramsonhos – Associação AVAR”, que tem como objetivo estabelecer as condições de gestão da Casa da Recoleta (Albergue de Peregrinos Municipal, localizado na União de Freguesias de Campo e Tamel S. Pedro Fins) e que inclui uma comparticipação financeira do Município no valor anual de 4.000,00€, bem como os encargos laborais necessários à contratação de rececionista do Albergue. A Associação tem como deveres conservar o equipamento “Casa da Recoleta” e a estrutura de apoio, promovendo a sua limpeza, preservação e manutenção; cumprir o Regulamento do Albergue de Peregrinos e providenciar a sua abertura 365 dias por ano e proceder à cobrança da taxa de pernoita no Albergue.
A Câmara Municipal aprovou, à semelhança de anos anteriores, um acordo de colaboração com a empresa João Ferreira Dantas, Unipessoal, Lda, tendo em vista a realização da 8.ª edição da Expo Barcelos, a realizar entre os dias 11 e 13 de outubro no Estádio Cidade de Barcelos e área pública envolvente.
Com a empresa Unilever – Fima, Lda, foi aprovado um acordo de colaboração para a realização de atividades culturais, ficando o Município com a obrigação de licenciar a instalação de quiosques de venda de gelados, fixos e móveis e isentar as respetivas taxas. Como contrapartida, a empresa compromete-se a pagar uma prestação no valor global de 30 mil euros, com os quais o Município promove atividades culturais.