O Museu de Olaria abre o ano de 2019 com uma exposição dedicada ao figurado da Família Mistério, dando continuidade ao ciclo de exposições sobre as famílias barristas mais emblemáticas da região oleira de Barcelos.
A história da família Mistério, na arte do figurado, começa no início dos anos vinte do século passado com Domingos Gonçalves Lima, “Mistério” de alcunha, cuja projeção se deveu, sobretudo, à ironia e irreverência criativa características das suas peças. Mistério era um barrista muito criativo e a sua esposa Virgínia Coelho Esteves, uma das mais importantes pintoras do figurado barcelense, ajudava-o com a pintura das suas criações.
Com uma numerosa família de doze filhos, toda a prole passou parte da infância e juventude na oficina da família a trabalhar no barro. Se por um lado os rapazes se dedicavam mais ao forno e à modelação, às raparigas cabia a tarefa da pintura. Entre os doze, acabariam por ficar os filhos Manuel e Francisco, que continuam ainda hoje a contribuir para o engrandecimento do artesanato barcelense, tentando preservar o legado dos pais, mas procurando também arriscar as suas próprias criações.
Nesta exposição, que decorre entre 2 de fevereiro e 31 de dezembro de 2019, poderão encontrar-se cristos, santos, diabos, monstros, desfolhadas, carros de bois, pombais, músicos, apitos, galos, entre outras peças de uma das famílias mais emblemáticas do figurado barcelense, a Família Mistério.
O Museu de Olaria está aberto de terça a sexta-feira, das 10h às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados das 10h às 12h30 e das 14h às 17h30. A entrada é gratuita.