Esta campanha teve início no dia 18 de janeiro de 2018 com a distribuição de flyers, cujo objetivo era alertar para a importância da redução da produção de resíduos e incentivar os feirantes a adotar comportamentos, de modo a deixarem o seu espaço limpo e asseado, depositando os resíduos por si produzidos nos ecopontos, contentores ou deixando acondicionados segundo a sua tipologia (cartão / papel e plástico). No final do dia, o acondicionamento do material reciclável aumentou cerca de 30%, relativamente às semanas anteriores.
A ação foi reforçada no dia 25 de janeiro, de forma a explicar, novamente, os procedimentos a adotar e esclarecendo todas as dúvidas, sensibilizando e orientando os feirantes para a limpeza e conservação do espaço. Ao fim do dia, foi possível verificar que a quantidade de resíduos aproveitados e valorizados ultrapassou os 60%.
Dado o efeito positivo da ação, a iniciativa continuará durante as próximas semanas com o mesmo procedimento, sendo que o principal objetivo do Município é atingir os 100% de aproveitamento do material reciclável.
Esta campanha tem uma dupla função: por um lado, é um apelo à separação de resíduos, com evidentes ganhos ambientais e, por outro, contribuir para uma imagem da Feira Semanal como um espaço limpo e asseado, respeitado por todos e que contribua para que cada vez mais pessoas frequentem aquela que é a uma das mais emblemáticas feira tradicionais do país e um dos principais atrativos da cidade à quinta feira.