Os adultos fizeram o guião, mas são as crianças que vão decidir e escolher o que deve ser intervencionado, alterado e melhorado na comunidade onde estão inseridas. “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” são os dois concursos, criados no âmbito do Projeto + Cidadania, que o Quadrilátero Urbano vai promover junto dos alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico. Aprender a dialogar, a articular ideias, a saber fazer escolhas, viver experiências e retirar delas significado são as competências que se pretendem estimular com esta iniciativa.
Na base da criação desta plataforma, está a convicção de que as crianças têm um papel ativo na construção do seu conhecimento e se tiverem a oportunidade de contactar, desde cedo, com ferramentas diferenciadoras, estarão preparadas para terem, no futuro, um papel fundamental para a criação de uma sociedade mais justa e mais saudável, onde impere + Cidadania. Os concursos subordinados aos temas “Se eu fosse Presidente” e “Saber comer é saber viver!” estão abertos a todas as turmas do 1.º Ciclo do Ensino Básico, envolvidas no Projeto +Cidadania, que decorre nos concelhos que fazem parte da Associação de Municípios Quadrilátero Urbano: Municípios de Barcelos, Braga, Famalicão e Guimarães. Os trabalhos desenvolvidos em cada concelho, e que devem ser submetidos entre os dias 19 a 24 de abril de 2017, serão avaliados em separado, sendo atribuídos quatro prémios finais, um por concelho.
“Se eu fosse Presidente” é um concurso de ideias empreendedoras para promover, desenvolver ou melhorar algo na comunidade em que estão inseridos. De ressaltar que as propostas, a submeter a este concurso, devem refletir sobre ações imateriais, isto é, não podem sugerir obras, restauros a edifícios ou construções.
Já o “Saber comer é saber viver!” é um concurso de receitas de culinária que revelem hábitos e escolhas alimentares saudáveis e sustentáveis. Os trabalhos em concurso devem fornecer receitas originais, revelando opções alimentares equilibradas, completas e variadas, mas que possam ser introduzidas na rotina diária de casa.