São “iniciativas como esta que contribuem para uma reflexão coletiva necessária e constituem um debate saudável e profícuo entre agentes sociais e que são fundamentais no desenvolvimento da comunidade”, foi desta forma que Armandina Saleiro abriu o seminário dedicado ao marketing social, num auditório repleto de empresários, responsáveis comunitários e cidadãos.
O Auditório da Câmara Municipal de Barcelos acolheu, esta tarde, um seminário dedicado ao marketing social que contou com a participação de instituições de vários pontos do norte do país.
Mais de uma centena de empresários, responsáveis comunitários e cidadãos encheram a sala para ouvir e debater problemáticas afetas ao empreendedorismo social, desde as estratégias de comunicação à fiscalidade, passando ainda pelos modelos financeiros adotados, entre outras. No fundo, um manual de instruções sobre como tornar visível o trabalho das instituições de solidariedade social e, por outro lado, como torná-las mais autónomas e sustentáveis, num painel que primou pela diversidade, reunindo associações de apoio à deficiência, escolas, paróquias e professores universitários.
Na abertura, a Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos e Presidente do Conselho Local de Ação Social, Armandina Saleiro, ressalvou que estas “iniciativas são fundamentais para combater a exclusão, promover a integração social, incentivar o investimento no empreendedorismo social e numa nova racionalidade económica solidária”.
O seminário contou com o apoio do Município de Barcelos e foi dinamizado pelo GOD (Grupo Operativo da Deficiência- Constituído no âmbito da Rede Social de Barcelos) e pela ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), no âmbito do Plano de Desenvolvimento Social 2021, onde se preveem ciclos de sessões temáticas subordinadas ao tema do empreendedorismo social.