Durante o mês de março, o Teatro Gil Vicente garante animação quase diariamente à cidade. Da programação, destacam-se a apresentação do documentário “Lutaram como Diabos”, sobre a investida barcelense na I Grande Guerra, no dia 5; os concertos do festival Harmos, a 8 e 10, e ainda as conferências internacionais promovidas pelo IPCA, Dia D – Conversas sobre Design, no dia 29.A Zoom – Associação Cultural leva a tela nove filmes, apostando em políticas inclusivas de formação de públicos com mais sessões dedicadas à comunidade infantil, através do Plano Nacional de Cinema, e ao público sénior com o ciclo dedicado ao japonês Yasujiro Ozu. Além disso, há “Gimme Danger”, documentário de Jim Jarmusch sobre o frontman dos The Stooges, Iggy Pop, no dia 9; há “Eldorado XXI”, de Salomé Lamas, filme vencedor do festival Porto/Post/Doc e que tem recebido elogios da crítica, no dia 15; “Se as Montanhas se Afastam”, de Jia Zhangke, no dia 23, e, a fechar o mês, o cineclube dá início a um ciclo dedicado a Isabelle Huppert, atriz recentemente nomeada para um Óscar, com a exibição de “O Que está por Vir”, de Mia Hansen-Løve, no dia 30.
Nos dias 2 e 12, o teatro acolhe os eventos solidários “Vamos Ajudar o Tomás”, promovido pelo IPCA, e o projeto “Alma Gémea”, com um espetáculo de Pedro Macedo, respetivamente. No dia 4, realiza-se a Gala de Desporto 2017, do Clube Motogalos. Nas artes performativas, a Associação D’Improviso apresenta duas peças: “Canto do Gineceu” dia 17, e “A Revolução das Mulheres”, no dia 21, e a Capoeira volta a trazer a cena “O Fantasma da Ópera”. Já o hall do teatro vai receber a exposição de artes plásticas “Musas”, de Manuel Lima, a 8 de março, no âmbito da comemoração do Dia Internacional da Mulher.
Os bilhetes para assistir aos espetáculos podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail (tgv@cm-barcelos.pt) ou telefone (253 809 694).