A apresentação do Festival decorreu no dia 18 de julho, na sede do Grupo Folclórico de Barcelinhos, e contou com a presença da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Armandina Saleiro.
Nesta edição, participam oito grupos, além do anfitrião: África do Sul, Bolívia, Colômbia, Espanha, Paraguai, Sérvia e a estreia da Costa Rica e Havai.
A 36ª edição do festival conta com a famosa Gala do Rio, que recebe, no dia 30 de julho (sábado), pelas 21h45, conjuntos tradicionais de várias zonas do globo. A abrir as hostes estará o grupo anfitrião organizador do evento, o Grupo Folclórico de Barcelinhos.
Além desta noite, que marca o ponto alto do certame, durante duas semanas os grupos folclóricos internacionais vão atuar em várias freguesias do concelho de Barcelos, e outros vizinhos, e também na Mostra de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que se vai realizar no Parque da Cidade.
O Festival de Folclore Rio é dos mais importantes entre os novos que se realizam em Portugal no âmbito do CIOFF (Conselho Internacional de Organização de Festivais de Folclore e Artes Tradicionais), organismo internacional que supervisiona a qualidade deste e de outros festivais. Cativar o interesse de grupos folclóricos de qualidade em todo o mundo para participar neste Festival é, aliás, a principal preocupação da organização, que vê neste evento um momento importante de enriquecimento cultural, quer dos grupos forasteiros, quer da população em geral.