Na sessão de abertura, o Presidente da Câmara saudou os participantes no simpósio, referindo a importância desta iniciativa no contexto do programa “Barcelos Cidade do Vinho” e na reflexão da temática do vinho e do enoturismo enquanto fatores caraterizadores da realidade sócio cultural do concelho e da região e enquanto fatores de desenvolvimento da economia local.
O simpósio reuniu investigadores de várias academias nacionais e internacionais e discutiu a importância da vinha e do vinho na região de Entre Douro e Minho, tendo em especial atenção o contributo do concelho de Barcelos na definição da actual Região Demarcada. Analisou também a temática da herança cultural e patrimonial, numa perspetiva interdisciplinar, reunindo contributos de cientistas do turismo, historiadores, geógrafos, arqueólogos, enólogos e outros especialistas, bem como contributos teóricos e práticos que possibilitem o reforço da dimensão enoturística na região de Entre Douro e Minho
Na sessão de abertura – que incluiu a presença do Grão Mestre da Confraria do Vinho Verde (Mário Cerqueira), do Reitor do Instituto Universitário da Maia (Domingos Oliveira e Silva), do Diretor do CEDTUR-CETRAD da Maia (Eduardo Gonçalves) e do Presidente da Cooperativa Maiêutica (José Azevedo) – foi assinado um protocolo tripartido entre a Câmara Municipal de Barcelos o Instituto Universitário da Maia, tendo em vista a realização de atividades conjuntas no âmbito do desenvolvimento turístico da região e no contributo para a qualidade dos recursos humanos afetos à indústria turística.
O simpósio contou com a presença de mais de duzentos participantes, entre público em geral, especialistas, profissionais do setor vitivinícola local e da região, profissionais do enoturismo e de diversas autarquias de norte a sul do país, para além de estudantes universitários das áreas do turismo e da gestão e estudantes de cursos de formação profissional do concelho. O Simpósio teve dois grandes temas que se repartiram pelos dois dias do evento. No dia 7, sexta-feira a temática central incidiu sobre o património cultural da vinha e do vinho em Barcelos e no Minho.
No dia 8, sábado, a temática central recaiu sobre o enoturismo no Minho e em Barcelos. Com este evento pretendeu-se reforçar o papel que a vinha, o vinho e o mundo rural desempenham na região, como paradigmas com dimensão turística, com capacidade dinamizadora e capazes de projetar o concelho e a região a nível nacional e internacional.