Estes dados atestam a importância desta iguaria inserida no ciclo de promoção gastronómico ligado ao galo e que reforça a atratividade turística do território de Barcelos.
A cozinha ligada ao galo é um ativo cada vez mais forte na gastronomia local e regional, marcando os restaurantes de Barcelos. Trata-se de redescobrir sob a forma de excelência e com grande qualidade a simplicidade da gastronomia tradicional através de um elemento comum – o galo – como é o caso do “arroz pica no chão” ou o galo assado. Este último é já uma marca gastronómica local com notoriedade extra fronteiras, muito por causa da sua ligação ao Caminho de Santiago, enquanto que o “pica no chão”, ao fim de cinco edições, conseguiu uma afirmação muito importante no contexto gastronómico regional e reforça as unidades de restauração de Barcelos como palcos importantes para degustar uma das mais autênticas iguarias do norte de Portugal.
Aderiram a esta iniciativa mais de duas dezenas de restaurantes do concelho, 29 % dos quais classificam a atividade de Excelente, enquanto 35% classificam a de Muito Boa e 18% classificam-na de Boa, o que se traduz num índice de satisfação superior a oitenta por cento. Aliás, setenta por cento dos inquiridos afirmam mesmo que aumentaram o nível de negocio e a faturação neste fim de semana.