A homenagem decorreu no domingo, 27 de julho, em ambiente festivo já que a Freguesia também comemorava o seu Dia e incluiu a inauguração de uma estátua ao antigo pároco, instalada junto à igreja paroquial e no mesmo local onde antes existia um busto. O monumento foi oferecido por uma empresa da freguesia.
“O Padre Paulino marcou fortemente toda uma geração”, disse o Presidente da Junta de Freguesia, Fernando Pinto, durante a cerimónia. O autarca destacou as qualidades humanas e sacerdotais do antigo pároco e evidenciou a sua preocupação com o bem estar da comunidade, já que foi um grande impulsionador de obras nas freguesias como o salão paroquial a avenida que hoje tem o seu nome.O atual Pároco de Galegos S. Martinho e Arcipreste, José Araújo, disse que o Padre Paulino soube dirigir o “seu rebanho” e que esta estátua que o homenageia mostra o “sentir da paróquia e da freguesia”. Foi um “homem que marcou fortemente esta comunidade”, dedicado à paróquia e, por tudo isso, é uma referência que há-de perdurar.O Presidente da Câmara, que descerrou a placa inaugural do monumento, acompanhado pelo Presidente da Junta e pelo Arcipreste, referiu que, apesar de não ter conhecido o Padre Paulino, percebeu “a importância que a freguesia e a paróquia de Galegos S. Martinho” lhe atribuem.
Miguel Costa Gomes disse que era para si e para o Município de Barcelos uma “honra” prestar esta homenagem que perpetua o nome e a obra do Padre Paulino, reafirmando a disponibilidade da Câmara Municipal para apoiar as atividades das comunidades locais.