A obra, orçada em mais de 154 mil euros (IVA incluído), permitiu o alargamento do leito do rio e beneficiou a Rua dos Moinhos, cujas acessibilidades foram restabelecidas no dia 7 de junho, imediatamente após a conclusão dos trabalhos.
De facto, o corte da via devido à queda da ponte e das obras que se seguiram causaram grandes transtornos à população, que se viu obrigada a circular por vias alternativas.Esta foi, aliás, uma situação sublinhada pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos que agradeceu a compreensão da população pelo tempo necessário para a reconstrução da ponte. Miguel Costa Gomes referiu os condicionamentos administrativos da obra, como o visto do Tribunal de Contas, e as condições climatéricas que acabaram por atrasar um pouco a reconstrução da ponte do Salgueiral.
Consciente dos transtornos e prejuízos que a derrocada da ponte representou para a freguesia, a Câmara Municipal procurou agir de forma rápida disponibilizando todos os meios técnicos e financeiros para o restabelecimento da circulação.Miguel Costa Gomes agradeceu o empenho da Junta de Freguesia e de todos quantos contribuíram para a construção da ponte, nomeadamente os proprietários de terrenos anexos que permitiram alargamentos.
Luís Vilas Boas, Presidente da Junta de Freguesia, manifestou a sua satisfação pela realização da obra e agradeceu o apoio e compreensão da população, dos proprietários de terrenos confrontantes e a prontidão da Câmara Municipal na reconstrução da ponte.
Esta é a primeira obra finalizada do conjunto dos trabalhos de reconstrução de pontes, reconstrução de muros e estabilização de deslizamento de terras, reconstrução de órgãos de drenagem e reconstrução de rede viária, na sequência da intempérie de 21 e 22 de outubro de 2013.Para a realização destas obras, o Município contraiu um empréstimo bancário de médio e longo prazo, no valor de 2.243.585,00€, que obteve visto do Tribunal de Contas em fevereiro deste ano.