Trata-se de um investimento de 437.777,09€, financiado pelo ON2, integrado no programa “Aqua Cávado” e que tem como objetivo a limpeza e a manutenção do leito do rio e a melhoria das margens, no percurso geográfico do concelho de Barcelos, com cerca de 22 quilómetros, entre as freguesias de Pousa (a montante) e Perelhal (a jusante).
As ações a desenvolver incluem a identificação e mapeamento dos vários focos de poluição existentes no rio; a remoção, das margens e leito do rio, de todo o tipo de resíduos sólidos (resíduos urbanos, recicláveis, de construção e demolição ou de grandes dimensões, como os monstros domésticos); a remoção da vegetação aprisionada nas margens; o controlo, monitorização e remoção de espécies invasoras, como o jacinto de água e a amêijoa asiática.
O equipamento foi já adquirido e inclui barco de apoio semirrígido com motor fora de borda, plataforma flutuante, grua para instalação em barco ou plataforma flutuante, viatura para deslocação e transporte de equipamento, motosserras hidráulicas, mangas de retenção de poluntes, máquinas fotográficas, equipamento de georeferenciação, equipamento de montanhismo, coletes de salvação, entre outros.
Este equipamento adquirido pelo Município foi posto à disposição das corporações dos bombeiros de Barcelos e de Barcelinhos que, em conjunto com a de Viatodos, vão realizar os trabalhos previstos no projeto. Às corporações é-lhes atribuído parte do investimento, cabendo-lhes a verba de 159.255,00€.
A intervenção é orientada de montante para jusante e distribuída em nove planos aquáticos, divididos pelos açudes e represas existentes: Pousa-Penide, Penide-Areias de Vilar, Areias de Vilar-Manhente, Manhente-S. Veríssimo, S. Veríssimo-Santo António de Vessadas, Santo António de Vessadas-Barcelinhos, Barcelinhos-Mereces; Mereces-Mariz, Mariz-Perelhal.
Os primeiros trabalhos já decorrem no primeiro plano aquático