Na sessão de abertura, realizada no Teatro Gil Vicente, o Vereador do Pelouro do Turismo, Carlos Brito, saudou os participantes e a organização do Festival, desafiando o público a “usufruir das riquezas de Barcelos” durante as quase duas semanas de estadia na cidade.
O diretor do Festival, Francisco Dias, evidenciou o crescimento, ano após ano, do certame destacando a sua ligação a Barcelos e à figura do galo.
Ainda no mesmo dia foi inaugurado o Centro de Exposições Art&Tur, na Rua D. Diogo Pinheiro, que inclui a exposição dos prémios do Festival e uma exposição de pintura da Moldávia (apresentada pelo embaixador da Moldávia).
Os primeiros documentários foram exibidos às 16h00 e às 21h30, no Teatro Gil Vicente. O primeiro, sobre o escritor Manuel António Pina, da autoria do jornalista Alberto Serra, e o segundo “As cordas de Amália”, ambos do realizador Ricardo Espírito Santo.
O Festival apresenta 180 filmes a concurso, num total de mais de 380 inscrições, incluindo 70 portugueses, distinguindo 20 categorias que serão galardoadas com Galos de Barcelos, produzidos por 20 artesãos barcelenses.
As atividades do programa do Art&Tur decorrem no Teatro Gil Vicente e no Centro de Exposições Art&Tur, na Rua D. Diogo Pinheiro, e incluem a exibição de filmes com a presença de realizadores, palestras, workshp’s e, também, um programa cultural paralelo que conta com arruadas, um desfile etnográfico e um passeio em jipes.
Neste âmbito, está também prevista a realização da IV Conferência Internacional de Cinema e Turismo, que se realiza nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, no Teatro Gil Vicente. Serão desenvolvidos quatro temas. Dois no dia 31: “A promoção audiovisual de destinos – casos de sucesso”, às 9h45, e “25 anos do Committé International dês Festivals du Filme Touristique”, às 14h45; dois no dia 1: “O turismo induzido pelo cinema”, às 9h45, e “Novas tendências de comunicação no cinema e no turismo”, às 14h45.
meia hora depois,
Nos dias 23 e 25, serão exibidos novos documentários no Teatro Gil Vicente, às 21h30; no dia 26, às 17h45 e 21h30, prosseguem os documentários, mas no Centro de Exposições Art&Tur. Nos dias 27, 29 e 30, às 21h30, os documentários regressam ao Teatro Gil Vicente, contando com a presença de realizadores.
Os dias 31 e 1 serão dedicadas à exibição dos filmes da seleção oficial e vencedores dos 25 anos do CIFFT.
A 2 de novembro, último dia do Festival, realiza-se a gala de entrega de prémios Art&Tur 2013.
Quanto à programação paralela, os destaques vão para o passeio motard pela cidade (dia 31 de outubro), palestra no Teatro Gil Vicente (dia 25, às 21h30), workshop de Carlos Rio no Teatro Gil Vicente (dia 26, das 9h30 às 17h30), Arruada Art&Folk pelas ruas da cidade (dia 1, às 21h30), desfile etnográfico na escadaria D. António Barroso (dia 1, às 22h00) e passeio de jipes UMM (dia 2, às 9h45).
Mais informações em www.tourfilm-festival.com