O maratonista foi recebido pela família e por muitos barcelenses na chegada ao Aeroporto Sá Carneiro, seguindo, ao fim da tarde, para o edifício da Câmara Municipal. Acompanhado pela família, Carlos Sá foi felicitado pelo Presidente da Câmara Municipal, tendo recebido de Miguel Costa Gomes palavras de elogio e de agradecimento por levar tão longe o nome de Barcelos.
O Presidente da Câmara recordou o encontro que manteve com o atleta em março deste ano, destacando a coragem e a força invulgares de Carlos Sá e recordando o pensamento que motiva a carreira deste maratonista: “Ando em busca dos meus limites, felizmente ainda não os encontrei”.
O atleta percorreu os 217 quilómetros da prova num percurso que une os pontos mais baixos (86 metros abaixo do nível do mar) e o mais alto (os 4421 metros do monte Whitney), com temperaturas que chegaram aos 48 graus centígrados. Dividiu a liderança da prova até à passagem das 90 milhas, tendo terminado à frente do australiano Grant Maughan com o tempo de 24.38 horas.
Obteve, assim, o maior feito de um atleta português em corridas extremas de longa distância, vencendo esta prova onde ainda nenhum português havia participado.
Este era, de resto, um dos maiores desafios da carreira do maratonista barcelense, depois da participação em diversas provas mundiais da modalidade.
Recorde-se que em janeiro deste ano, Carlos Sá bateu o recorde do mundo na ascenção ao monte Aconcágua, localizado nos Andes argentinos, o ponto mais alto das Américas (6960,8 metros de altitude), de todo o hemisfério sul e o mais alto fora da Ásia. Carlos Sá percorreu os 88 quilómetros do percurso em 14 horas.
Agora, o atleta tem como objetivos participar no Ultra Trail de Montblanc, (França/Suiça/Itália), entre outras maratonas.
Nascido na freguesia de Vilar do Monte, concelho de Barcelos, em 1973, Carlos Sá iniciou a sua prática desportiva aos 12 anos, na modalidade de atletismo, no Núcleo Desportivo da Silva, clube que chegou a ocupar o pódio dos campeonatos nacionais de atletismo. Correu como federado da região de Braga e participou em diversos campeonatos de pista e corta-mato.