A Avenida D. Nuno A. Pereira vai ter uma nova rotunda, no cruzamento com a Rua Padre Alfredo da Rocha Martins, enquanto a Avenida João Duarte vai passar a ter duas novas rotundas: uma junto à entrada da EB 2,3 Gonçalo Nunes e outra em frente ao posto de abastecimento da Repsol. Estas rotundas têm a função de ordenar os cruzamentos mais importantes e de servir como dispositivos de “acalmia de tráfego”, criando condições para a redução da velocidade de circulação.
Na Avenida D. Nuno A. Pereira, havará uma faixa de rodagem com dois sentidos, com 3,50 metros de largura; o estacionamento será ordenado paralelamente ao fluxo de trânsito (2,50m) e em espinha (4,0m); os passeios terão uma largura mínima de dois metros.
Na Avenida João Duarte, haverá também uma faixa de rodagem com dois sentidos (3,75m) e um separador com um metro de largura, embora rebaixado para permitir a manobra de emergência. O estacionamento ficará ordenado paralelamente ao fluxo automóvel e em diagonal. Os passeios terão, no mínimo, 2,5 metros de largura.
A pavimentação das faixas de rodagem será feita em betuminoso e o estacionamento e espaços destinados à circulação pedonal serão cobertos por pequenos blocos de granito.
Para a execução destas obras, será demolida a configuração atual das avenidas, com levantamento do pavimento existente; os acessos aos edifícios serão nivelados e rebaixados ao novo pavimento, sendo removido e/ou alterado todo o equipamento urbano (cabine telefónica, marco de correio, papeleiras, bancos, etc).
Prevê-se a substituição das árvores existentes por nova configuração com árvores mais integradas no espaço urbano rodoviário, de menor porte, com raízes mais profundas e maior espaçamento entre elas.
Ainda no âmbito destes trabalhos está prevista a substituição de uma conduta, a colocação de infraestruturas elétricas e cabo de fibra ótica.
As obras foram adjudicadas à empresa Martins & Filhos, SA, por 947.787,12€, acrescido de IVA (6%), com um prazo de execução de seis meses.
Desvios de trânsito e sinalização temporária
A execução destas obras será por fases, com os necessários desvios provisórios e sinalização temporária:
1.ª fase – Avª João Duarte – Troço entre a rotunda Bolivar e o cruzamento da Repsol.
Nesta fase executar-se-ão os trabalhos nas zonas exteriores (ambos os passeios e respetivas infraestruturas) à faixa de rodagem da avenida. O tráfego manter-se-á na actual faixa de rodagem havendo necessidade de restringir o sentido ascendente e a criação de um corredor central para a circulação exclusiva no sentido descendente. Será implementado um desvio para restabelecimento do sentido ascendente pela Rua Selles Paes, a partir da Rotunda do Bolívar.
2.ª Fase: Avª João Duarte – Troço entre o cruzamento da Repsol e a rotunda no cruzamento com a Avª D. Nuno Álvares Pereira (meia faixa).
Nesta fase proceder-se à construção da meia plataforma norte da Avª João Duarte. Prevê-se neste período a circulação no sentido descendente, restringindo o sentido ascendente. Em princípio, o sentido restringido, terá o seguinte desvio: na Rotunda Bolívar voltar à esquerda para Rua Dr. José Júlio Vieira Ramos; no cruzamento junto à Unidade de Saúde voltar à direita para a Rua Arq. Borges Vinagre; no Campo 25 de Abril seguir para Rua Padre Alfredo Rocha Martins chegando à Avenida D. Nuno Álvares Pereira (fim do desvio).
3.ª Fase: Avª João Duarte – Troço entre o cruzamento da Repsol e a rotunda no cruzamento com a Avª D. Nuno Álvares Pereira (meia faixa).
Os trabalhos a realizar nesta fase são os mesmos previstos para a fase anterior, mas na meia faixa sul da Avenida João Duarte. Em termos de circulação dá-se continuidade à anterior, mudando-se o tráfego no sentido descendente para a faixa esquerda, entretanto concluída provisoriamente, mantendo o desvio já implementado.
4ª Fase: Avª D. Nuno Álvares Pereira – Troço entre a rotunda do McDonalds e a rotunda das Finanças.
Prevê-se um esquema de funcionamento semelhante ao preconizado para a Fase1, com restrição do sentido ascendente e corredor central para a circulação exclusiva no sentido descendente. Implementar-se-ão dois desvios:
Desvio 1 – A iniciar na rotunda, junto às Finanças, voltando à esquerda para a Avenida D. Nuno Álvares Pereira; no cruzamento com a Avenida Combatentes da Grande Guerra voltar à direita até ao cruzamento do Bombeiro; voltar à direita pelo Campo 5 de Outubro e continuando pela Rua Dr. Manuel Pais e pela Rua Abade Paes; termina na rotunda do McDonalds.
Desvio 2 – Inicia-se no cruzamento das Avª D. Nuno Álvares Pereira com a Av.ª Combatentes da Grande Guerra e segue a partir daí coincidente com o percurso do desvio 1.
5ª Fase: Avª D. Nuno Álvares Pereira – Troço entre a Rotunda das Finanças e o cruzamento com a Rua Padre Alfredo Rocha Martins
Os trabalhos a realizar nesta fase são os referidos na fase anterior. A execução neste troço segue o esquema da fase anterior mantendo-se apenas o sentido descendente de circulação numa faixa central do arruamento. Os desvios a implementar serão:
Desvio 1 – a iniciar no cruzamento final do troço, voltar à direita para a Rua Padre Alfredo Rocha Martins; no Campo 25 de Abril, seguir à direita, passando pelo Cinema, até à Rua Dr. José J. V. Ramos; no cruzamento em frente à Igreja dos Capuchinhos, voltar à esquerda pela Rua Dr. José J. V. Ramos; na rotunda do Bolívar, voltar à esquerda para Avª João Duarte (entretanto em serviço); terminando na rotunda das Finanças.
Desvio 2 – a iniciar no cruzamento final do troço, voltar à esquerda para a Avª D. Nuno Álvares Pereira até ao cruzamento com a Combatente da Grande Guerra; voltar à esquerda e seguir até ao Largo dos Capuchinhos. A partir dai mantém coincide com o desvio 1, terminando na rotunda das Finanças.
6ª Fase: Avª D. Nuno Álvares Pereira – Troço entre o cruzamento com a Rua Padre Alfredo Rocha Martins e o cruzamento da Avª Combatentes da Grande Guerra.
Esta fase implicará o encerramento geral ao tráfego, dada a necessidade de se construir a rotunda e às condicionantes marginais. A execução desta fase prevê a criação de duas “bolsas” de retorno no final do troço anterior, equacionando-se os seguintes desvios:
Desvio 1 – início no cruzamento com a Avª Combatentes da Grande Guerra, segue até ao Largo dos Capuchinhos; voltar à esquerda para a Rua Dr. José J. V. Ramos até à rotunda do Bolívar; à esquerda para a A. João Duarte até à rotunda das finanças; voltar à esquerda para a Avª D. Nuno Álvares Pereira; fim de desvio, com retorno no início do troço.
Desvio 2 – a iniciar no retorno criado na Rua Pe. Rocha Martins, e seguindo por esta rua até ao Campo 25 de Abril, até ao cruzamento com a Rua Dr. José J. Vieira Ramos:
Desvio 3 – Com início no retorno criando no inicio do troço, voltando à direita na rotunda das Finanças; na rotunda do Bolívar voltar à direita pela Rua Dr. José Júlio V. Ramos até ao largo dos Capuchinhos; seguir na Avª dos Combatentes da Grande Guerra até ao final do desvio no Cruzamento final do troço em obra:
Prevê-se duas fases intermédias, de curta duração (inferior a uma semana) para pavimentação de cada uma das avenidas, onde o tráfego poderá funcionar em regime de circulação alternada, não se justificando qualquer desvio adicional.