O Centro foi inaugurado hoje, dia 6 de maio, pelo Presidente do IPCA, João Carvalho e pelo Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, numa cerimónia onde também estiveram presentes os eurodeputados Marisa Matias e José Manuel Fernandes, no âmbito da Semana Europeia que decorre no IPCA.
No plano de ação para 2013, o CIED do IPCA incluiu a instalação e inauguração de um espaço próprio para acesso às bases de dados da União Europeia, bem como um conjunto vasto de atividades, onde se destacam sessões nas escolas do concelho, como explicou o Presidente do IPCA na apresentação do Centro. O plano prevê, também, o estabelecimento de parcerias para a criação de “antenas de informação europeias”, na área das NUT’s III do Cávado e do Ave. Pretende-se, segundo João Carvalho, “informar os cidadãos e promover a cidadania participativa”.
O Presidente do IPCA disse ainda que “a criação do CIED é uma oportunidade que o IPCA agarrou”, lembrando que dos 19 Centros existentes em Portugal, dois estão na região do Minho e estes abrangem um universo de cerca de 900 mil pessoas.
O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos felicitou o IPCA pela instalação do Centro, orientando a sua intervenção para a necessidade de uma reflexão crítica e profunda sobre o estado atual da União Europeia. Miguel Costa Gomes não escondeu a sua “revolta” por esta Europa indefinida e sem rumo, apelando à reconstrução de uma Europa mais “justa e mais solidária”, capaz de ouvir mais os cidadãos.
Por fim, o Presidente da Câmara adiantou que as verbas para a construção dos novos acessos ao IPCA já estão asseguradas, faltando apenas a aprovação da Estradas de Portugal EPE do projeto de ligação do IPCA à circular urbana e a disponibilização dos terrenos para a sua execução.