Para implementar este projeto, o executivo municipal aprovou um protocolo de cooperação com a Banda Musical de Oliveira e com a ATAHCA (Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave), cabendo ao Museu de Olaria de Barcelos o desenvolvimento dos objetivos de salvaguarda do património que integra aquele Museu ou que venham a ser produzidos.
A Banda Musical de Oliveira – uma instituição com mais de 230 anos – tem neste projeto um papel fundamental, uma vez que junta a tradição musical com a tradição do artesanato em barro. Com uma forte atividade, conta atualmente com 65 elementos, tendo em funcionamento uma escola de formação musical com cerca de 60 alunos de diferentes idades. No âmbito deste projeto, vai criar um grupo musical, formado por crianças e jovens, com instrumentos de barro, comprometendo-se a realizar vários concertos durante o ano.
Por sua vez, a ATAHCA vai adquirir 60 instrumentos musicais em barro, 30 estojos de madeira e 30 uniformes para o grupo musical, a criar pela Banda de Oliveira.
O Município dará o apoio financeiro necessário à formação das crianças e jovens que vão constituir o grupo musical. Através do Museu de Olaria vai desenvolver o estudo dos instrumentos musicais em barro que integram o seu acervo, produzir uma exposição que apresente os instrumentos tradicionais e que integram a coleção do Museu e os instrumentos que serão executados e produzir um catálogo com o resultado da investigação desta temática.