Esta primeira edição do concurso fica marcada pela diversidade e equilíbrio das composições, bem como pelo grande envolvimento das comunidades que estiveram por detrás de cada um dos trabalhos.
A criatividade, a originalidade e o enquadramento conseguido pelo presépio do Agrupamento de Escuteiros de Barcelos foram os argumentos que promoveram a diferenciação desta composição, tendo por isso recolhido a preferência do júri. O trabalho realizado pelos escuteiros resulta da técnica tipicamente escutista (corda e madeira) juntamente com materiais naturais
Note-se contudo que a diversidade e a qualidade das composições dificultou em grande medida o processo de avaliação, facto que levou a que os pormenores fossem decisivos. Os sete concorrentes (Agrupamento de Escuteiros, Escola Rosa Ramalho, Pinheiro Manso, Fonte de Baixo, Bombeiros de Barcelos, Quinta do Aparício e ACIB) conseguiram ir de encontro aos objectivos do concurso e criar argumentos de atração ao centro histórico de Barcelos, ao mesmo tempo que criaram uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizando a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio.
A iniciativa foi uma aposta ganha, quer pelo interesse mostrado pelos visitantes, quer pelos participantes que mostraram interesse em participar em novas edições edições.
Os presépios podem ser vistos até domingo, dia 6 de janeiro