Trata-se de um investimento orçado em cinco milhões de euros, que se destina a apoiar os mais de 20 mil enfermeiros e dos seus familiares, traduzindo-se num grande investimento para o concelho e em benefícios diretos à população daquela freguesia.
Falando na cerimónia de assinatura, onde estiveram presentes representantes da Secção Regional do Norte e membros dos órgãos sociais de Ordem, Miguel Costa Gomes manifestou a sua satisfação por ter “apadrinhado desde o início este investimento”, que permitirá “a alavancagem da economia à volta deste equipamento”. Destacando o esforço do Município na concretização do projeto, o Presidente da Câmara elogiou o “empenho e a dedicação da Junta Freguesia” e o diálogo frutuoso com a Ordem.
O Presidente da Junta de Freguesia, Manuel Oliveira afirmou que o dia da assinatura do protocolo “é um dia muito importante para a freguesia e para o concelho”, sublinhando a disponibilidade e o apoio do Município no processo negocial.
Germano Couto adiantou que este equipamento “é inédito para a Ordem”, mostrando satisfação e orgulho “por estar a assinar este protocolo, saído de uma ideia com quatro anos”. “Hoje é concretizada uma caminhada”, disse ainda o Bastonário, que não deixou de expressar a sua satisfação “com a parceria desenvolvida com a Junta de Freguesia e com a Câmara”. O Espaço Social do Enfermeiro – espaço de lazer, bem-estar e convívio – destina-se a “cuidar de quem cuidou”, referiu Germano Couto.
O equipamento a ser construído na freguesia de Paradela é destinado a apoiar os enfermeiros da Secção Regional do Norte da Ordem dos Enfermeiros e de seus familiares directos e todos os enfermeiros do país.
Pelo protocolo, a Freguesia doa à Ordem dos Enfermeiros um terreno com cerca de 40 mil metros quadrados, situado na Rua do Marco (estrada Paradela – S. Pedro de Rates), uma área localizada em pinhal, sossegada, com boa exposição solar e acessos fáceis às vias rápidas e estradas nacionais.
A Câmara Municipal elabora o projecto de arquitectura, especialidades e licenciamento, desafecta o terreno, executa as obras de construção dos espaços verdes, das redes de abastecimento de água e saneamento, instala luz pública e isenta de taxas de licenciamento e de pagamento de IMI o equipamento.
A Ordem constrói o Espaço, cede o auditório com galerias e parque de estacionamento à Freguesia; proporciona um desconto de cinquenta por cento aos habitantes de Paradela pela utilização de todos os serviços prestados; cede gratuitamente à Freguesia quatro quartos; e contrata preferencialmente habitantes de Paradela para trabalhar no Espaço Social do Enfermeiro.
O equipamento será construído por fases e por módulos – módulo residencial, módulo de restauração, módulo de lazer e ocupação dos tempos livres, biblioteca e sala de audiovisuais, auditório com galerias, salas de fisioterapia/reabilitação, salas de formação e de apoio, piscina interior e exterior, pavilhão/parque desportivo, parque de estacionamento, gabinete médico e de enfermagem, serviços comuns (lavandaria, limpeza e arrumação, cozinha, barbearia e cabeleireiro, sanitários, entre outros).