A iniciativa tem como objetivo proporcionar uma maior vivência da mensagem natalícia, sensibilizar a comunidade para a tradição cultural da construção do presépio, bem como promover a dinamização do centro histórico da cidade através do envolvimento da comunidade local na animação de Natal, potenciando a partilha de experiências e os valores associados a esta quadra.
A dinamização dos presépios está a cargo dos responsáveis dos mesmos, sendo que a Paróquia de Barcelos organiza uma atividade em cada um deles.
Presépios a concurso:
Fonte de Baixo – Localizado no Largo da Fonte de Baixo (apelidado do presépio gigante) conta com figuras movimentadas, com animais ao vivo e com a inclusão de figuras que recriam os habitantes do próprio largo.
Quinta do Aparício – Localizado entre a rua Dr. José António P. P. Machado e a Rua Gomes Pereira o presépio tradicional surge representado pela gruta onde nasceu o menino Jesus, a Sagrada Família, Reis Magos e todas as figuras tradicionais que a olaria barcelense tão bem representa, conferindo cariz local ao presépio (moleiro, pastor, lavadeira, banda de música, entre muitas outras personagens tipicamente portuguesas).
Agrupamento XIII Alcaide Faria – Escuteiros – Localiza-se entre o Largo do Município e o Largo do Apoio junto à estatua de São Nuno Alvares Pereira (patrono do escuteiros). Resultado da técnica tipicamente escutista (corda e madeira) juntamente com materiais naturais surgiu este invulgar presépio que se assemelha em muito à simplicidade do nascimento do menino Jesus.
EB 2,3 Rosa Ramalho – Situado na rua Celestino Costa, em Barcelinhos, este presépio foi realizado a “quatro mãos” durante 2 meses por professores e alunos da Escola com o apoio da professora Teresa Ramalho. Das 181 figuras que compõem o presépio 136 foram criadas por alunos, 35 por professores e 10 pela família Ramalho sendo que a pintura do presépio ficou a cargo da artesã Carolina André. O pinheiro foi construído com mais de 500 pinhas que pintadas de diferentes cores elevam o valor do cenário.
Edifício Pinheiro Manso – Localiza-se entre a Avenida Alcaides de Faria e a Rua Arq. Borges Vinagre. O Pinheiro Manso torna-se no local perfeito para a construção do presépio e a madeira a matéria-prima de eleição para a montagem do mesmo. O presépio é de dimensões quase reais realizado todo em madeira, com jogos de perfis tridimensionais conferindo realidade ao presépio.
ACIB – Situado no largo Dr. Martins Lima o presépio construído em ferro, arame e madeira recreando as figuras do menino Jesus, de Maria e de S. José, fazem com que a rua Direita (rua D. António Barroso) seja o caminho perfeito para chegar à cabana, tal como os reis magos o fizeram em Belém para adorar o messias.
Bombeiros Voluntários de Barcelos – Localiza-se na Avenida Dr. Sidónio Pais o presépio construído pelos Bombeiros, com materiais naturais como cortiça e musgo e com as figuras representativas do nascimento de Jesus em barro. O cenário é envolvido por motivos dos Bombeiros Voluntários bem como de raízes de Oliveira que impera no nosso imaginário como símbolo de paz.
O concurso tem por missão criar uma cultura de construção artística do presépio tradicional nos locais chave da área urbana, sobretudo no centro histórico de Barcelos, promovendo a dinamização, a interação, partilha e fruição entre o comércio, a comunidade e o turismo, concretizando, deste modo, o conceito e o espírito de cidade “presépio”.