A sessão, moderada por Cláudio Brochado, contou com grande adesão do público, que encheu o auditório, para falar sobre as várias vertentes do voluntariado.
Presente na sessão, a vereadora do pelouro da Ação Social da Câmara Municipal de Barcelos falou sobre o Banco Local do Voluntariado (BLV), afirmando: “em boa hora o executivo municipal reativou este Banco, que conta com cada vez mais voluntários que estão a dar o seu contributo enquanto cidadãos, promovendo a ajuda e solidariedade”. Ana Maria Silva abordou também o apelo feito por parte da Rede Social de Barcelos ao voluntariado das empresas, frisando que este “está a ser bem aceite pelo tecido empresarial, o que se traduz de extrema importância para o projeto”. Ana Maria Silva lembrou ainda que “o voluntariado é transversal a qualquer área de atuação, sendo que qualquer pessoa pode ajudar, impulsionando o crescimento da sociedade e a melhoria do concelho”.
Foram várias as intervenções a abordar o tema. Durante a sessão que decorreu na tarde do dia 5, intervieram ainda Helena Vaz, da Habitat, instituição que trabalha quase na totalidade de forma voluntária; Isolete Matos, do projeto Elos (Santa Casa da Misericórdia de Barcelos), Alice Carvalho (do BLV), Maria José (voluntária do Hospital Santa Maria Maior de Barcelos), sendo dada voz a alguns voluntários que estavam na sala para partilharem as suas experiências nas instituições onde prestam voluntariado.