Trata-se de uma iniciativa organizada pela “Associação Cultural e Pedagógica Ponte… nas Ondas”, este ano com o tema “O Conto Popular”, que propõe às escolas portuguesas e da Galiza o exercício de recolha, transmissão e difusão dos contos populares que ainda permanecem na memória das pessoas.
O conto premiado, “A Herança da Velhinha”, é do norte de Portugal e foi recolhido em Barcelos através do testemunho de uma mãe, a quem o conto foi contado, na sua infância, por uma velhinha. Com a ajuda da comunidade escolar e da freguesia, as crianças do Jardim de infância de Aldreu recriaram e registaram em vídeo todo o ambiente e situações vividas nesse conto popular.
A história é sobre uma velhinha que vivia sozinha. Sentindo que o fim da vida se aproximava, resolveu distribuir a sua herança pelos amigos: uma moeda de cinco reis ao gato, outra ao cão e a manta à silveira que lhe cobria a casa. Com o desenrolar da história, fica-se a perceber por que é que os gatos correm atrás dos ratos, os cães dormem com o focinho junto ao rabo e as silveiras têm picos.
Em 2010, o Jardim de infância de Aldreu obteve o 1.º prémio com “A Lenda Visigótica – Lovezendo e o Monge”, um trabalho de recolha da tradição oral baseado no depoimento do proprietário do Mosteiro de S. Salvador de Palme.
Em 2011, venceu o 1.º lugar com o trabalho “A Lenda da Pia de Santiago”, a partir de um relato oral de uma pessoa da freguesia.
Também em 2011 obteve o primeiro prémio do concurso nacional “Os Irmãos Koala – Pequenos Ajudantes 2” com o projecto “Do Vira ao… Traje Regional”. Um projeto desenvolvido pelos alunos daquele estabelecimento de ensino em parceria com o Grupo Cultural e Etnográfico de Aldreu, a Junta de Freguesia e a Associação de Pais, que consistiu na pesquisa e recolha de elementos tradicionais que se encontravam esquecidos e que fazem parte do património cultural da freguesia.
A pesquisa incidiu sobre trajes antigos, com recolha de fotografias, objectos e instrumentos tradicionais, canções, etc.