O Congresso teve a sua primeira edição em outubro de 2007, colhendo, então, “contributos de investigadores nacionais e estrangeiros que trabalham sobre regiões vitivinícolas”. Cinco anos depois, o Congresso regressa com o mesmo título, “indo de encontro das expectativas criadas em 2007 no que toca à reedição regular deste tipo de encontros”.
Procura-se, “de forma espaçada no tempo, colher os contributos da produção científica realizada nas áreas abrangidas e fomentar o debate sobre as diversas linhas de ação programática do Congresso. E, também, “captar o interesse das entidades ligadas ao mundo dos vinhos em geral e do vinho verde em particular para a importância dos aspetos sócioculturais e patrimoniais imanentes da atividade vitivinícola, na convicção de que os vinhos também se vendem na sua História”.
Mais informações em www.aphvin-gehvid.com
2.º Congresso Internacional – Vinho Verde: História, Economia, Sociedade e Património
11 de Outubro – Barcelos
Programa
08.00h – Saída em autocarro para Barcelos
O autocarro partirá do metro da Casa da Música
09h00 – Recepção e distribuição de documentação
09h15 – Sessão de abertura dos trabalhos no Auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos – Casa dos Machados da Maia, com a presença do Presidente da Câmara Municipal Barcelos, Miguel Costa Gomes
09h45 – Início dos trabalhos
Presidente da mesa – Prof. Doutor António Matos Reis
09h45 – Produções agrícolas em terras de Vinho Verde (Distrito de Viana do Castelo) no século XIX. Prof. Doutor Henrique Rodrigues (Inst. Politécnico de Viana do Castelo)
10h00 – As rendas em vinho na abadia cisterciense de Sta. Maria de Bouro (C. Amares) entre 1675 – 1775: observações e comportamentos. Prof. Doutor Salvador Magalhães Mota (Univ. Católica de Braga)
10h15 – Os vinhos da Beira Alta no contexto das produções agrícolas regionais. Testemunhos do século XVIII ao tempo da criação da Companhia. Prof. Doutor José Viriato Capela (Univ. do Minho)
10h30 – O Cais de Viana nas Rotas do Vinho Verde. Dr. Francisco Sampaio
10h45 – Latas, Latadas e Lateiros na arquitectura antiga das vinhas e do Vinho Verde.
Mestre Dr. Cláudio Brochado (CM. Barcelos)
11h00 – Pausa para café
11h15 – Reinício dos Trabalhos – Presidente da mesa – Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida
11h15 – A indelével presença beneditina na Região Demarcada dos Vinhos Verdes: arquitectura e arte monásticas (séculos XVII-XVIII). Dr.ª Eva Dias (Univ. Porto)
11h30 – O Potencial do Enoturismo – Turismo do Vinho no Desenvolvimento Local Vale do São Francisco – Bahia/Pernambuco – Brasil. Prof. Doutor Márcio Leite e Prof.ª Doutora Domira Fernandes Araújo (Faculdade Visconde de Cairu – Bahia – Brasil. Cozinha Internacional – SENAC Bahia-Brasil)
11h45 – Uma lagareta ao ar livre, ainda em uso no século XIX, numa freguesia do concelho de Ponte de Lima. Prof. Doutor António Matos Reis (U. Porto)
12h00 – Cambres (Douro) e Bertiandos (Lima): dois exemplos de diferentes estratégias de desenvolvimento rural. Prof.ª Doutora Maria Helena Pina (FLUP/CEGOT)
12h15 – O cultivo da vinha na Idade Média, no vale do Lima. Prof. Doutor Carlos Brochado de Almeida (UP- FLUP)
12h30 – Debate
13h00 – Almoço – Quinta de Azevedo, gentileza da Sogrape Vinhos S.A.
15h00 – Visita às vinhas e Quinta de Azevedo
16h30 – Visita vinhedos e prova de vinhos na Quinta do Tamariz – Fonte Coberta/Carreira
19h30 – Regresso ao Porto