A iniciativa contou com a presença da vereadora do pelouro da Ação Social e Saúde Pública, da Câmara Municipal de Barcelos, que realçou a necessidade de “chamar para a rede social o voluntariado empresarial, à luz da responsabilidade das empresas para o desenvolvimento social local”. Ana Maria Silva abordou o tema da responsabilidade social das empresas e as boas práticas já seguidas no voluntariado empresarial. “Dada a conjuntura atual, temos de enriquecer e potenciar a rede de parceiros, no sentido de atenuar os problemas decorrentes da crise económica e financeira que vivemos”.
O seminário pretendeu “clarificar o próprio conceito de responsabilidade social e explorar a relação entre este e a cultura organizacional”.
A sessão que aconteceu durante a tarde, foi apresentada pelo presidente da ACIB, João Albuquerque, e contou com a presença de uma representante do IAPMEI, que interveio sobre o tema “A rede de responsabilidade social: como exercer a responsabilidade social, estratégias e oportunidades de desenvolvimento do negócio”. Também a SGS ICS foi representada, abordando o tema “Responsabilidade social aliada à gestão: competitividade responsável, certificação do sistema de responsabilidade social e auditoria Sedex”.
Durante o encontro abordaram-se os casos de sucesso de responsabilidade social das empresas, Impetus Portugal – Têxteis SA (Barcelos) e a F3M – Information Systems SA (Braga).