Tal como os dois anteriores, este novo espaço é composto por uma cantina e um bar, apetrechado de todas as condições necessárias para o serviço de refeições. Os trabalhadores podem comer uma refeição na cantina por apenas três euros, ou utilizar o espaço do bar para tomar o almoço que trazem de casa.
“Este espaço é vosso”, disse o Presidente da Câmara aos trabalhadores na sessão de inauguração. “O Município está atento às necessidades das pessoas. No momento difícil em que vivemos, um apoio como este é muito importante para o equilíbrio financeiro das famílias e para a manutenção de hábitos alimentares saudáveis dos trabalhadores”, disse Miguel Costa Gomes. O Presidente inscreveu esta medida no esforço de apoio social que o Município tem vindo a desenvolver, afirmando que “as dificuldades financeiras que o país atravessa não podem quebrar a solidariedade social”.
Instalado num local próprio, o espaço social foi melhorado em todos os aspetos, desde o equipamento da cozinha até às mesas e cadeiras.
A primeira cantina social foi inaugurada em março deste ano, em espaço alugado no centro da cidade. A segunda entrou em funcionamento no dia 21 de maio, nas instalações da Divisão de Serviços Urbanos (antigo matadouro). O objetivo desta iniciativa da Câmara Municipal é proporcionar uma refeição equilibrada aos seus trabalhadores e a possibilidade de estes poderem almoçar fora de casa a custo reduzido.
Outro objetivo da Câmara foi acabar com uma prática antiga e não controlada de confeção de refeições, desenvolvida pelos trabalhadores. Criaram-se, então, condições sanitárias e de funcionamento dentro da legalidade, atribuindo-se dignidade aos espaços de refeição.
Os trabalhadores do Município podem frequentar qualquer um destes espaços, bastando marcar a senha para o almoço, no dia anterior.