Esta sessão contou com a participação do diretor do Centro Distrital de Braga, Rui Barreira, que sublinhou o papel e a importância dos séniores na organização familiar e social das comunidades, reconhecendo na longevidade uma oportunidade para todos. Esta visão é partilhada pelo Parlamento Europeu, ao eleger o ano de 2012 como o Ano Europeu do Envelhecimento Ativo e da Solidariedade entre Gerações.
A presidente do CLAS de Barcelos, vereadora Ana Maria Silva, reconheceu a dinâmica da parceria, visível no envolvimento e na agenda de trabalhos definida para 2012.
A comprovar o sentido de responsabilidade e a missão institucional, vários parceiros apresentaram e justificaram os seus projetos no âmbito da candidatura ao programa EDP Solidária e ao programa DAPHNE. Os objetivos e ações enunciadas respondem às metas do Plano de Desenvolvimento Social e de Saúde 2015, através da apresentação de propostas que promovem a intergeracionalidade e a interculturalidade, numa lógica de proximidade e num apelo à criatividade, patentes nas exposições.
Nesta sessão, foi destacado e valorizado o programa da Bolsa Solidária de Recursos, a par dos protocolos e projetos assinados com município, no domínio das políticas ativas de intervenção social. Os recursos endógenos permitem responder à emergência social e sublinhar a responsabilidade social.
Os parceiros acompanharam os resultados obtidos pelo projeto CRES, em 2011, no âmbito do Contrato Local de Desenvolvimento Social.
Para reforçar as boas práticas no domínio da inovação social e da parceria foi apresentado o projeto CuiDando.
Foi aprovada uma nova imagem gráfica da Rede Social de Barcelos.