A sessão iniciou-se com a saudação da Vereadora do Pelouro da Educação e Cultura, Armandina Saleiro, seguindo-se, depois, a apresentação do autor e de Rosa Ramalho pelas crianças.
Após uma pequena dramatização da obra, Vergílio Alberto Vieira falou de si e dos seus livros, seguindo-se as perguntas dos alunos.
Falaram ainda a representante do Agrupamento de Escolas de Manhente, o Presidente da Junta de Freguesia, Júlia e Teresa Ramalho e o Bibliotecário Municipal, Victor Pinho.
A vereadora exortou os alunos e os professores a manterem o grupo de teatro da escola, aludindo à qualidade da dramatização do livro. Para Armandina Saleiro, esta é “uma excelente forma de levarmos às crianças realidades e personalidades da nossa terra, que importa preservar e homenagear”
A autarquia ofereceu um livro a cada criança, o que permitiu terminar esta iniciativa com uma longa e animada sessão de autógrafos.
O livro é ilustrado por Anabela Dias, e que foi lançado na Feira do Livro de Barcelos. Procura ser um “retrato falado” de Rosa Ramalho (1888-1977), “da mais lendária figura que a olaria tradicional portuguesa conheceu”, “ a artista que colocou São Martinho de Galegos/Barcelos no centro do imaginário popular de todos os tempos e lugares”.
Vergílio Alberto Vieira é um conhecido poeta, crítico literário e autor de obras para crianças. Pertence à direcção da Associação Portuguesa de Escritores e à direcção do Pen Clube Português. Nasceu em 1950, em Amares- Braga, formou-se em Letras pela Universidade do Porto, tendo exercido a docência em várias escolas do país, a última das quais, na Escola Passos Manuel/Lisboa, até finais de 2008.
Autor de títulos nos domínios da poesia, ficção, teatro, ensaio e infanto-juvenil, fez crítica de livros no Jornal de Notícias (Porto) e no Expresso (Lisboa), vindo a reunir parte dessa produção nos volumes “Os Consentimentos do Mundo” (1993) e “A Sétima Face do Dado” (2000).