A aquisição do terreno, com 2.500 metros quadrados, e que tem um custo de 350 mil euros, cria todas as condições para o arranque da empreitada.
Para que as actividades lectivas decorram normalmente durante as obras, o Município estabeleceu com a Santa Casa um protocolo de cedência de espaços que implica o pagamento de 60.000,00€ e do valor mensal de 251,49€ para pagamento das despesas de produtos de limpeza e higiene. A Santa Casa cede seis salas para as actividades lectivas e de enriquecimento curricular, polivalente / ginásio e espaço destinado a refeitório, no edifício Rainha Santa Isabel, em Barcelos. Neste acordo está também incluída a cedência do polivalente daquele edifício para refeitório dos alunos da Escola Gonçalo Pereira.
O executivo deliberou, também, atribuir um subsídio no valor de 9.785,00€ à Santa Casa da Misericórdia, referente ao pagamento das instalações do polivalente do Lar Rainha D. Leonor, e do Centro Social de Silveiros, onde se servem as refeições dos alunos que frequentam a EB1 Gonçalo Pereira e dos alunos da EB1/JI de Silveiros, respectivamente.
Ainda no âmbito da Educação, o executivo aprovou um protocolo com a Freguesia de Campo para a cedência de quatro salas de aula onde funcionam a EB1 e do Jardim-de-Infância (JI) locais. Este protocolo implica o pagamento de 15.000,00€ àquela Freguesia.
Subsídios às Juntas e apoio social
Na mesma reunião, foram também aprovados subsídios às Juntas de Freguesia no valor global de mais de 167 mil euros, destinados ao pagamento de aquisição de terreno para ampliação de cemitério (Rio Covo Santa Eugénia), sedes de Junta (Mariz e Vilar de Figos) e melhoria no piso do logradouro da EB1 de Vila Boa.
Ao nível do apoio social, saliente-se a aprovação da comparticipação no pagamento da renda de casa a 17 famílias, que implicam subsídios mensais no valor global de 2.175,00€, bem como a aprovação de apoio à habitação social no valor total de 10.000,00€. Ainda no âmbito social, refira-se o subsídio no valor de 3.000,00€ ao Núcleo de Barcelos da Associação Portuguesa de Paramiloidose, como colaboração no pagamento da renda da sede para o ano de 2011, e a atribuição de um subsídio à Associação Perelhal Solidário com vista ao desenvolvimento do projecto “Serviço de Apoio Domiciliário – Animar e Cuidar”.
Quanto às restantes deliberações o destaque vai para a deliberação de atribuição de subsídios no valor de 400,00€ e 300,00€ a cada associação que participe no Desfile de Carnaval 2012, para composições com carro e sem carro, respectivamente
Ver lista completa das deliberações
Nota: Todas as propostas foram aprovadas por unanimidade, excepto a proposta n.º 30, que teve a abstenção dos vereadores eleitos pelo PSD e do vereador independente.