Falando na abertura do seminário “Perspectivas para a Educação”, que decorreu no dia 5, no Auditório da Câmara Municipal, Miguel Costa Gomes disse que a Educação “é, de facto, uma das prioridades deste executivo”, dando como exemplo a inauguração dos novos centros escolares de Barqueiros e de Viatodos. O presidente da Câmara adiantou ainda que nos próximos dias serão adjudicadas as obras de mais cinco novos centros escolares – Gilmonde, Fragoso, Arcozelo, Lijó e António Fogaça – concretizando, assim, o plano de reorganização da rede escolar concelhia que tem como objectivo criar condições de qualidade no ensino e o bem-estar das crianças
Miguel Costa Gomes explicou que a monitorização da Carta Educativa foi uma das primeiras tarefas levadas a cabo por este executivo. Perante um documento aprovado em 2006 e ainda não revisto e perante uma realidade muito diferente daquela que constava na Carta Educativa, houve necessidade de redireccionar o investimento e reestruturar os projectos escolares, criando novos centros escolares mais adaptados à realidade educativa e sócio-demográfica do nosso concelho.
O seminário, organizado pelo Pelouro da Educação da Câmara Municipal de Barcelos, contou com mais de duas centenas e meia de participantes. Durante a tarde e a noite do dia 5, os agentes educativos – professores, dirigentes escolares, técnicos e encarregados de educação – debateram diversos temas, com incidência na abordagem da “Cidade Educadora”, um projecto lançado em 1990e a que o Município de Barcelos aderiu recentemente. A apresentação deste projecto esteve a cargo de Lurdes Rabaça, representante do Comité Executivo da Associação Internacional das Cidades Educadoras.
Ao fim da tarde, a vereadora do Pelouro da Educação apresentou o programa pedagógico do Município de Barcelos. Armandina Saleiro referiu-se ao conjunto de actividades nas escolas como uma um complemento importante para a formação cultural dos alunos.