Depois de anos de desentendimentos e de conflitos, a exploração de caulinos nas freguesias de Vila Seca e de Milhazes vai avançar de forma pacífica. A Câmara Municipal de Barcelos foi a mediadora do processo que juntou as Juntas de Freguesia de Milhazes e Vila Seca, a empresa concessionária da exploração Mibal e a Direção Geral de Energia e Geologia.
Assim,
1. «Está encerrado mais um processo da difícil herança que nos foi deixada», afirmou o Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, Miguel Costa Gomes, em conferência de imprensa, onde garantiu que todas as dificuldades que surgiram neste processo de exploração de caulinos nas duas freguesias do sul do concelho de Barcelos foram ultrapassadas através do diálogo e do empenho das várias entidades envolvidas.
2. A exploração de caulinos vai, assim, iniciar após assinatura de protocolo de entendimento entre as Juntas de Freguesia, Câmara Municipal de Barcelos, Direção Geral de Energia e Geologia e empresa concessionária da exploração, Mibal. Documento este que mereceu discussão e aprovação nas duas freguesias através das respectivas Assembleias de Freguesia.
3. Este memorando de entendimento firma a garantia de protecção do ambiente envolvente à exploração, do património arquitetónico das duas freguesias e dos recursos hidrográficos desta zona do concelho de Barcelos, o que ficou estabelecido no Plano de Lavra entretanto aprovado por todas as forças políticas eleitas na Assembleia de Freguesia de Milhazes e na Assembleia de Freguesia de Vila Seca.
4. O Presidente da Câmara Municipal de Barcelos elogia o empenho de todas as entidades envolvidas para este entendimento se alcançasse. Desta forma, a exploração de caulinos nestas duas freguesias irá avançar assente em paz social.