A primeira acção procurou associar a temática do turismo religioso com o cinema e o audiovisual turístico, com o tema “Barcelos – Na rota do Turismo Religioso e do Cinema de Turismo”. Contando com um conjunto diversificado de intervenientes, a sessão, que decorreu no auditório do Círculo Católico, foi dominada pela vocação jacobeia.
A moderar as intervenções esteve a coordenadora do curso de “Gestão de Actividades Turísticas” do IPCA, Laurentina Vareiro. Depois de aberta a sessão pelo presidente da Assembleia do Círculo Católico, Vasco de Carvalho, interveio o coordenador da delegação de Turismo Religioso da Entidade de Turismo do Porto e Norte, Marco Sousa, referindo que “o turismo religioso tem um potencial que pode ser desenvolvido”.
Seguidamente, Lúcio Lourenço, em representação da Associação Espaços Jacobeus, adiantou alguns dados sobre o movimento de peregrinos no ano de 2010, lembrando que em menos de 40 anos o número de peregrinos que obtiveram a credencial subiu de 200 (década de 70) para 300 mil, no ano passado. Destes, 240 fizeram os Caminhos a pé, cerca de 30 mil fizeram-no de bicicleta, 1300 a cavalo e 42 em cadeiras de rodas! O crescimento médio de peregrinos (excluindo os anos santos) é de 13% ao ano. O Caminho Português, sublinhou Lúcio Lourenço, “é o segundo mais percorrido”, com mais de 34 mil peregrinos registados em 2010.
Monsenhor Abílio Cardoso destacou as motivações e as vivências dos peregrinos de Santiago como uma experiência religiosa rica; Francisco Dias, presidente da APTUR, realçou a vertente turística do fenómeno da peregrinação compostelana.
A terminar, o vereador do Pelouro do Turismo da Câmara Municipal de Barcelos sublinhou a importância da “participação de todos nestes espaços de debate”, relembrando que a Lenda do Galo, que criou a imagem do concelho e do País, está associada à peregrinação a Santiago de Compostela e que, por isso mesmo, Barcelos está numa posição privilegiada na promoção da tradição peregrina. Foi ao sublinhar a importância da participação das mais diversas instituições da sociedade barcelense em torno das questões dos Caminhos de Santiago que César Pires lançou o repto para a criação da Agência Municipal de Desenvolvimento Turístico.
A meio da sessão foi exibido um filme da autoria de Carlos Araújo sobre um grupo de barcelenses que percorrem o Caminho de Santiago. Trata-se de um projecto cinematográfico iniciado em 2009 com a peregrinação da Paróquia de Santa Maria Maior de Barcelos e dos Amigos da Montanha. Em 2010, o autor fez duas o Caminho entre o Porto e Santiago de Compostela, filmando e continuando a preparar o documentário que conta ter pronto em 2011, ano em que volta ao Caminho para novo registo de imagens de novos locais e novos peregrinos.
O filme, com cerca de 20 minutos, foi apresentado no Festival Art&Tur de 2010, em extra-concurso. Vai agora ser exibido em festivais congéneres no Brasil, Letónia e Polónia.